Empinar pipas com cerol é uma atividade que apresenta sérios riscos à segurança de toda a comunidade. Diante disso, os jovens do Capítulo Pedro Marinho de Oliveira nº 220, da Ordem DeMolay, promoveu, na tarde desta quinta-feira (19/10), uma importante atividade de conscientização sobre essa prática perigosa, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Anísio Teixeira, localizada no núcleo Cidade Nova, em Marabá. A iniciativa teve como objetivo alertar sobre as consequências do cerol e da linha chilena, contando com a colaboração da Equatorial Energia Pará e do motoclube Bodes do Asfalto.
A ação incluiu palestras informativas ministradas por representantes da Equatorial Energia Pará, que enfatizaram os riscos do contato da linha chilena com a rede elétrica. Natália Pirovano, técnica de Segurança da Equatorial, fez um discurso destacando que o uso inadequado da linha próxima à fiação elétrica pode resultar em prejuízos para toda a comunidade e, em casos extremos, acidentes fatais. Além disso, ela compartilhou dicas de segurança, como o procedimento a seguir após um acidente de carro com poste, a importância de não utilizar o celular enquanto carrega e a necessidade de não mexer na rede elétrica por conta própria.
Leia mais:O sênior DeMolay Yan Amorim, membro do motoclube Bodes do Asfalto, apresentou imagens impactantes das consequências do uso de cerol em linhas de pipa e alertou para os perigos dessa prática. Além disso, destacou que o uso de cerol é considerado um crime, ressaltando a legislação que combate essa prática. No estado do Pará, a comercialização de produtos para fazer cerol foi proibida, demonstrando a seriedade do combate a essa ameaça.
Sobre a Ordem DeMolay
A Ordem DeMolay, patrocinada e apoiada pela maçonaria desde 1919, tem como objetivo instigar os jovens a participar de debates filosóficos para que possam tomar decisões mais conscientes em suas vidas. Além disso, realiza atividades filantrópicas para contribuir com a comunidade e mostrar que é uma organização benéfica.
O Capítulo Pedro Marinho de Oliveira n. 220 existe em Marabá há 29 anos, tendo sido instalado em 1994 pela Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Marabaense. Em 2022, o município de Marabá instituiu o Dia Municipal da Ordem DeMolay por meio da Lei nº 18.138, reconhecendo a importância do trabalho desempenhado pela organização de jovens na comunidade. (Divulgação)
Texto e fotos: Divulgação/DeMolay Marabá