A 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil divulgou no final desta manhã, quarta-feira (9), o cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva e decorrência da Operação “Tipiti”, desencadeada em todo o Estado do Pará. Dois dos alvos já haviam sido presos na segunda-feira, dia (7), conforme foi divulgado pelo Correio de Carajás .
Contra Josiel de Moura Sousa havia um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal de Parauapebas pelo crime de homicídio e contra Laidson Amorim de Bessa, pelo crime de roubo. Além deles, foi cumprido mandado judicial da Comarca de Barcarena, pelo crime de roubo, contra Leandro Cardoso da Silva.
Por fim, também foi preso pelo crime de roubo Marcos Augusto Gomes Soares. Apesar dele ser procurado por crime cometido em Parauapebas, a prisão se deu no Distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, no Estado do Tocantins, por equipe da Superintendência de Polícia Civil de Marabá.
Leia mais:A operação tem como objetivo dar cumprimento a mandados de prisão decretados contra pessoas que respondem pela autoria de diversos crimes, como furto, roubo e tráfico de drogas. Ao todo, estão sendo empregados 458 policiais civis com a utilização de 147 viaturas policiais.
O nome da operação, Tipiti, se refere a um tipo espremedor feito de palha trançada muito usado no Pará para escorrer e secar raízes de mandioca. A ação foi batizada desta forma em alusão ao Círio de Nazaré, que acontece neste final de semana, em Belém, como forma de resguardar a segurança pública às vésperas das festividades em homenagem à padroeira do povo paraense. (Luciana Marschall e Ronaldo Modesto)