Correio de Carajás

Operação da PF desmonta garimpo em São Félix

Equipamentos foram inutilizados porque não havia como retirá-los do local/Fotos: Ascom/PF

Ação conjunta da Policia Federal, ICMBIO e Polícia Militar Ambiental desmobiliza cinco garimpos de ouro e Cobre em São Félix do Xingu. Trata-se da operação Abre Alas, deflagrada nesta terça-feira (23), no sudeste paraense.

Foram desativados 14 acampamentos e destruídas cinco escavadeiras hidráulicas (PCs), 16 motores estacionários, seis geradores, quatro esteiras, duas caminhonetes e uma moto. A inutilização é feita na impossibilidade de remover o maquinário do local.

Também foram apreendidas armas e munições, em quantidade ainda não confirmada pelos agentes da operação.

Leia mais:

Foram mobilizados 24 Policiais Federais, agentes do ICMBIO e Policiais militares do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Pará, além do uso de aeronave. Quatro garimpos de ouro e um garimpo de cobre foram flagrados em funcionamento pelos agentes do Estado e tiveram as atividades imediatamente paralisadas.

Imagem aérea mostra que é visível o dando ambiental provocado pela atividade

De acordo com o delegado Leonardo Araújo de Almeida, chefe da Delegacia de Polícia Federal em Redenção, as ações conjuntas têm como objetivo impedir o avanço da contaminação dos rios Aquiri e Itacaiunas, que recebem a massa de rejeito e mercúrio em suas bacias.

Ainda segundo ele, diversos trabalhadores foram ouvidos e com base nos depoimentos, foram identificados financiadores das atividades ilícitas.

A operação faz parte do conjunto de ações dos órgãos ambientais e da PF para identificar a origem da contaminação da bacia hidrográfica da região.

A Polícia Federal irá instaurar inquéritos para apurar a conduta dos infratores, que poderão responder por crimes ambientais, usurpação de bens da União e crimes do Estatuto do Desarmamento. (Fonte: Ascom/PF)