Correio de Carajás

Operação conjunta fecha madeireiras clandestinas em São Félix do Xingu

Operação conjunta fecha madeireiras clandestinas em São Félix do Xingu

Ao todo, quatro madeireiras clandestinas foram fechadas na Vila Sudoeste, localizada a 270 quilômetros do município de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará. A operação conjunta teve por objetivo coibir a extração e comercialização ilegal de madeira na região, que faz divisa com a Terra Indígena Trincheira Bacajá.

Um grande volume de madeira em toras e também serradas, inclusive de espécies proibidas como a Castanheira, foi apreendido.

A operação denominada Verde Brasil foi realizada nesta terça-feira (22) por equipes da Polícia Federal, do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e da Polícia Militar, que apreenderam máquinas, tratores e diversos equipamentos usados na extração de madeira da floresta. Os proprietários das madeireiras foram identificados, mas não tiveram os nomes divulgados, e devem responder criminalmente conforme a legislação ambiental.

No local, a fiscalização apreendeu um grande volume de madeira em toras e também serradas, inclusive de espécies proibidas como a Castanheira. Foram apreendidos 542 m3 de madeira em tora e serrada, que resultou em uma multa para as quatro empresas no valor R$ 244 mil reais referente ao depósito dessa madeira ilegal. Outras multas serão aplicadas em decorrência de outros crimes ambientais, podendo ultrapassar o valor de R$ 1 milhão de reais.

Leia mais:

Participaram da operação oito policiais da Delegacia de Polícia Federal de Redenção, 10 servidores do IBAMA, quatro servidores do ICMBio e oito policiais militares. (Fabiane Barbosa com informações da Ascom da PF)