Correio de Carajás

ONG de São Paulo abre vagas para alunos de Marabá e região

As aulas são online e acontecem aos sábados de manhã, para alunos de escola pública do 9º ano do Ensino Fundamental, 2º e 3º anos do Ensino Médio

A ONG nascida em São Paulo, desde 2020 expandiu sua atuação para todo o Brasil, através do ensino remoto/ Fotos: Reprodução

Ofertando conteúdos de matemática, cultura, desenvolvimento e produção textual, a ONG paulista Matemática em Movimento abre vagas para os alunos de Marabá e região, na modalidade de ensino remoto. O público alvo são estudantes de escola pública que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Alunos interessados em ingressar na ONG, podem realizar a inscrição através do site: https://matmov.org.br/quero-ser-aluno/. O curso é totalmente gratuito.

A ONG

Com mais de dez anos de existência, a instituição precisou se reinventar na pandemia, período em que as aulas presenciais foram suspensas. Aderindo ao formato on-line, a diretoria da MatMov (como também é conhecida), percebeu que seria possível impactar jovens para além dos limites territoriais de São Paulo.

“Durante a pandemia nós precisamos adaptar nosso ensino para o remoto, para que os alunos não ficassem sem aula e vimos a oportunidade de atingir tanto alunos de outras regiões, quanto voluntários também”, explica Tânia Hamamura, presidente da MatMov.

Com uma estrutura digna de um grande empreendimento, a ONG conta com o trabalho de mais de 150 voluntários de todo o Brasil, divididos em seis departamentos: Cultura & Desenvolvimento; Comunicação & Marketing; Eventos & Patrimônio; Pedagógico; Projetos & Estratégias e Recursos Humanos. Juntos, os times já colaboraram com a educação de mais de 1000 alunos.

Thalita de Araujo Coelho, 17 anos, ex-aluna da MatMov, conta que descobriu o trabalho da MatMov através da indicação de uma colega de classe. “Eu decidi participar porque tem o foco na matemática, que é uma matéria mais complicada, então a gente já pensa ali também na hora do ENEM. Eu fui para a turma on-line e acho que a MatMov tem professores e voluntários muito bons”. Ela ressalta que as aulas não se prendem só a teoria e ao ensino tradicional, mas trazem atividades diferenciadas e interativas.

Os conteúdos são ministrados através de plataformas digitais, que permitem interação e dinamismo nas aulas

 

 RESPONSABILIDADE SOCIAL

“A MatMov surgiu em 2012 com a missão de orientar jovens do ensino público a investir na educação como forma de desenvolvimento pessoal e profissional. Nossa visão é ser uma organização social reconhecida pelo foco na educação e no desenvolvimento dos nossos alunos”, define Tânia.

Inconformados com as deficiências do ensino público brasileiro, os voluntários da instituição geram oportunidades aos estudantes menos favorecidos, compartilhando com eles seus conhecimentos e experiências, mostrando que todos são capazes de mudar o mundo.

Na modalidade presencial, alunos e voluntários trocam saberes e afetos

Tânia explica que o aluno que chega à ONG, na maioria das vezes é atraído pelo ensino de matemática. Já imersos no universo da MatMov, eles se apaixonam por aulas dinâmicas, divertidas e interdisciplinares. “Nas atividades de Cultura & Desenvolvimento, que acabam trazendo a produção textual e eles discutem temas que normalmente não discutiriam no dia a dia. Eles valorizam isso bastante”, complementa.

No formato presencial, as aulas abrangem alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e são ministradas em duas escolas na capital paulista, uma na Zona Sul e a outra na Zona Oeste. No formato on-line a configuração é um pouco diferente, e não possui turmas de 1º ano.

Atuando como um apoio para o sistema público, a MatMov oferece um ensino dinâmico, efetivo e afetivo, ajudando a transformar a vida de centenas de estudantes. (Luciana Araújo)