Em reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira (24) no salão do Tribunal do júri no Fórum, em Marabá, autoridades debateram sobre a importância da elevação da Comarca, tendo em vista que o Tribunal de Justiça do Estado-TJPA irá julgar na quarta-feira (27/8) o procedimento de elevação para a 3° Entrância das Comarcas de Marabá, Santarém e Ananindeua.
A cobrança se faz necessária, pois segundo o relatório de análise de viabilidade da elevação fora positivo em razão da demanda e estatísticas da comarca, atendendo os fatores necessários para aprovação da elevação.
“A Elevação de Entrância da Comarca de Marabá é o principal anseio da advocacia da região Sul e Sudeste do Pará, e que em razão da alta produtividade, arrecadação e demandas que aumentaram muito nos últimos anos faz com que a comarca seja contemplada com esta elevação. Esta demanda já vem sendo pleiteada pela OAB Subseção Marabá há anos junto ao TJPA, por meio dos colégios de Presidentes da OAB Pará, para que esta resposta seja satisfatória para região”, diz um informe da Subseção.
Leia mais:Na próxima semana, o presidente da OAB Subseção Marabá, Haroldo Gaia, irá à Belém para reunir com os conselheiros federais da OAB para juntos irem até o Tribunal de Justiça do Pará para cobrar a aprovação.
Estiveram presentes na reunião o presidente da OAB Subseção Marabá, Haroldo Gaia; o delegado regional do Sudeste da CAA, Ismael Gaia; os juízes de Direito Caio Berardo, Alexandre Arakaki, Adriana Tristão e Márcio Bitencourt; os promotores de Justiça, Júlio César, Lilian Freire e Mayanna Queiroz; o procurador-geral do município, Abson Matheus; o chefe de gabinete da PMM, Walmor Costa; o presidente da Câmara Municipal de Marabá, Pedro Corrêa e os defensores públicos Eloyso Taveira e Nara Serqueira.
Ao final da reunião foi elaborado um documento com a assinatura de todos para reafirmar a importância da aprovação da elevação da comarca, ao qual será encaminhado ao TJPA. (Da Redação, com Ascom OAB)