Correio de Carajás

Aleitamento materno: Ação sensibiliza na Pioneira

As ações da Campanha de Aleitamento Materno seguem até 14 de setembro/ Fotos: Josseli Carvalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Uma blitz educativa realizada na entrada da Marabá Pioneira, na manhã desta sexta-feira (24), deu início a Campanha de Aleitamento Materno em Marabá. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Hospital Materno Infantil, a ação tem como intuito incentivar a doação do leite materno à unidade hospitalar. “O Agosto Dourado traz a proposta de fazer a divulgação da importância do aleitamento materno, exclusivo até os seis meses. Após essa idade, já entra com a complementação alimentar e aqui o objetivo é trazer essa informação para população, como também incentivar a doação do leite e dos frascos que vão servir para armazená-lo”, explica Ligia Viana do Carmo, nutricionista coordenadora do banco de leite do HMI.

Segundo ela, as mães que estiverem amamentando podem procurar o Materno Infantil para realizar a doação ou até mesmo entrar em contato com o hospital, por meio do telefone 3322-5751, para se informar sobre o procedimento. Todos os frascos doados são esterilizados dentro do próprio hospital para que sejam utilizados posteriormente pelo setor do banco de leite.

Outra blitz será realizada na próxima sexta, na Folha 27, Nova Marabá

“Aquela mãezinha que o bebê mama muito bem e ela ainda tem o excedente, pode ser uma doadora para o banco de leite. E a nossa população de Marabá, que sempre nos acolhe e nos apoia nas nossas ações, pode nos ajudar com a doação dos frascos de vidro e tampa plástica”, lembra. É importante destacar que os frascos com tampas de metal enferrujam e não podem ser usados para o armazenamento do leite.

Leia mais:
Durante blitz, foram entregues folhetos e adesivos

Viana acrescenta que a ingestão do leite materno nos primeiros meses de vida é essencial e até compara a funcionalidade do alimento ao efeito das vacinas. “Ele traz a proteção imunológica a esse bebê, faz com que ele seja prevenido contra o processo da diabetes e da obesidade”, revela. Conforme ela esclarece, a amamentação influencia até no desenvolvimento emocional da criança e também na prevenção do câncer de mama para as mulheres. Como preconiza o Ministério da Saúde, os bebês podem ser alimentados com leite materno até os dois anos de idade.

No próximo dia 31 de agosto (sexta-feira) acontecerá outra blitz educativa no semáforo da Folha 27, Nova Marabá. As ações seguem com a 2ª Caminhada e Corrida da Doação e Leite, em 9 de setembro. As inscrições para o evento podem ser feitas mediante a entrega de quatro frascos de vidro com tampa plástica (de café solúvel, por exemplo).

A campanha municipal segue até o dia 14 de setembro, quando será encerrada com o 3° Chá Beneficente, que acontecerá no Círculo Militar, em homenagem às mães doadoras de leite. (Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)

Mais

Recém-nascido com doença rara é transferido de Marabá para Porto Alegre

Recém-nascido com doença rara é transferido de Marabá para Porto Alegre

O pequeno Enrico Ferro, de 22 dias, foi transferido de Marabá, sudeste do Pará, para Porto Alegre, no Rio Grande…
Correio FM e TV Correio têm programação especial no Dia das Mães

Correio FM e TV Correio têm programação especial no Dia das Mães

A manhã de sábado (8) foi comemorando um Dia das Mães antecipado, com gostinho de quero mais. “Foi só um…
Legado de Melquíades à educação de Marabá

Legado de Melquíades à educação de Marabá

A educação marabaense, nas últimas quatro décadas, recebe, de alguma forma, as digitais de Melquíades Justiniano da Silva. Esse baiano,…
Postagem que associa Doria e Lulinha na compra da Coronavac é falsa

Postagem que associa Doria e Lulinha na compra da Coronavac é falsa

 Leia mais: + Recém-nascido com doença rara é transferido de Marabá para Porto Alegre + Correio FM e TV Correio…
DMTU faz o lançamento do Movimento Maio Amarelo

DMTU faz o lançamento do Movimento Maio Amarelo

Com o objetivo de colocar em pauta o tema da segurança viária, o Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta…
Dia 10 de maio marca a emancipação de oito municípios da região

Dia 10 de maio marca a emancipação de oito municípios da região

Esta segunda-feira, 10 de maio, será um feriado especial para muitas cidades do Pará. Mais precisamente para 15 municípios, que…