Correio de Carajás

O Jornal Correio e a relação estreita com as artes

Ieda Mendes exalta importância da Imprensa e felicita o CORREIO pelo seu incentivo às artes / Foto: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

No início dos anos 2000, o município de Marabá já havia formado um cenário cultural que amadurecia, paulatinamente, sua organização. Haviam escritores, pintores, palhaços, atores, músicos e fotógrafos. Eram diversas pessoas que buscavam nas artes um projeto de vida. Neste período, mais precisamente no ano de 2002, a geógrafa e artista plástica Vitória Barros, incentivada por companheiros artistas, empreendeu um espaço cultural que pretendia ser completamente diferente dos já existentes na cidade, um espaço independente, que funcionasse a partir do espírito colaborativo da comunidade artística local.

No dia 8 de março de 2002, Vitória fundava a primeira Galeria de Arte em Marabá, que leva seu nome, com a afamada exposição dos “Cinco”. O espaço escolhido foi a casa da família, que recebeu diversos ajustes e tornou-se galeria. Adaptando sala, quarto e cozinha à outras experiências afetivas e estéticas, pronta para acolher um público diverso, como artistas, educadores, estudantes, turistas e curiosos.

Em comemoração aos 36 anos de aniversário do Jornal CORREIO, a equipe de reportagem foi recebida pela diretora da instituição, Ieda Mendes, que conversou conosco sobre assuntos que foram desde a importância da cultura até a participação da Imprensa na divulgação de exposições e assuntos relacionados à galeria.

Leia mais:

Ao nos convidar para adentrar o espaço, Ieda caminhou e compartilhou com a equipe a importância da cultura. Afirmou que é uma ação importante na construção intelectual dos indivíduos. “A cultura é extremamente importante e precisa ser aplicada às crianças, jovens e adultos. Uma vida sem arte é algo sem graça, desinteressante. As pessoas precisam ter acesso e cultivar esse hábito de visitar lugares e conhecer um pouco de nossa história”, disse.

Imprensa e cultura

Para Ieda, a divulgação de eventos ligados à cultura pode fomentar o interesse das pessoas nesse âmbito. Com esse pensamento, a diretora do espaço reconheceu a importância da imprensa na disseminação das informações para os leitores, que podem se tornar visitantes da galeria.

“O jornalismo cumpre essa missão de informar, de retratar a realidade. Inspira através da leitura. As colunas específicas, como era o caso da Coluna Pirucaba, do Jornal CORREIO, foi muito importante para mostrar o trabalho feito aqui da galeria”, contou, rememorando o espaço cultural que o Jornal manteve por 20 anos.

Em comemoração ao aniversário do Jornal, Ieda felicita a instituição e seus jornalistas e afirma torcer para sempre contar com parceria do periódico. “Sou fã do CORREIO desde sua fundação. Agradeço, em nome da Galeria de Arte Vitória Barros, todo o suporte que nos foi dado durantes esses anos. Que continuem informando e disseminando a arte e a cultura não somente como uma diversão, mas também levando conhecimento a todos os seus leitores”, parabenizou.

Exposições

Desde a fundação e em pleno funcionamento há 16 anos, a galeria já contou com aproximadamente 62 exposições de diversos artistas, como o pintor José de Lima Balbino, natural de São Miguel do Guamá. Ele expôs o trabalho impressionista “Cores Vivas Vivas Cores” em setembro do ano passado na entidade.

Segundo a diretora, geralmente as exposições permanecem por 30 dias na galeria e qualquer pessoa pode se inscrever para mostrar seu trabalho. “Nós temos o site e sempre abrimos inscrições no segundo semestre para as pessoas de fora de Marabá. Se uma pessoa for, por exemplo, de Paragominas e quiser fazer a exposição de sua arte, basta ela se inscrever”, explicou.

“Já tivemos inscrições de Belém, Parauapebas e até internacional. É simples, só entrar em contato. Estamos abertos a receber esses artistas da nossa região. Não precisa pagar pela inscrição”, informou. (Karine Sued)

Mais

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira (17) os espaços de eventos ficam autorizados a funcionar em Marabá. O decreto nº 196,…
Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, inicia a Consulta Pública promovida pela Câmara Municipal de Marabá, para que a população…
Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá informa que, neste final de semana, sábado (15) e domingo (16), ocorrerá uma…
Post usa notícia de 2019 para parabenizar Bolsonaro por acordo Mercosul-UE, mas negociações estão paradas

Post usa notícia de 2019 para parabenizar Bolsonaro por acordo Mercosul-UE, mas negociações estão paradas

Investigado por: Verificado por:    É enganosa uma publicação no Facebook do dia 9 de maio de 2021, em um…
Estado regulariza cerca de 2.500 lotes dos bairros Liberdade e Independência

Estado regulariza cerca de 2.500 lotes dos bairros Liberdade e Independência

A Companhia de Habitação do Estado do Para (Cohab), ligada ao Governo do Estado, está trabalhando de forma célere para…
Filhote de jacaré surge em bueiro aberto na Folha 6

Filhote de jacaré surge em bueiro aberto na Folha 6

Um morador nada comum deu o “ar da graça” e surpreendeu a população da Folha 6. Um filhote de jacaré…