Correio de Carajás

O histórico da Copa do Mundo de vôlei masculino

O histórico da Copa do Mundo de vôlei masculino
Foto: reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com uma campanha praticamente perfeita, a seleção masculina de vôlei conquistou, no último dia 14/10, o título da Copa do Mundo, em Hiroshima, no Japão. A conquista ocorreu com um jogo de antecedência graças à grande campanha brasileira. Ao todo, foram onze jogos, onze vitórias, com apenas cinco sets perdidos.

É a terceira vez na história que a seleção chega ao título. As outras conquistas foram em 2003 e 2007.

Continue lendo o post e conheça curiosidades importantes que ocorreram nesse campeonato ao longo dos anos.

Leia mais:

História

Contrariamente ao que o nome pode indicar, a Copa do Mundo de vôlei não é o torneio mais importante da modalidade. Criada em 1965, a competição aparece após os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial, em uma escala de importância. No início, a competição surgiu para ocupar o vazio competitivo que havia entre as duas principais provas, sendo que, na década de 1990, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) estabeleceu que a Copa do Mundo seria disputada sempre um ano antes das Olimpíadas – com o intuito de servir como um primeiro momento de preparação para a competição. Atualmente, duas equipes asseguram vaga de forma direta nos Jogos Olímpicos, que serão disputados em Tóquio no próximo ano.

Os pontos positivos e negativos da campanha vitoriosa do Brasil na Copa do Mundo de vôlei

No que diz respeito ao atual formato, a Copa do Mundo, que também é disputada no âmbito feminino, se realiza sempre no Japão, nação que está qualificada de forma automática. Doze equipes, dez qualificadas e duas convidadas, costumam compor o quadro de times.

Para efeitos competitivos, são consideradas duas fases, ao passo que as equipes são divididas em duas chaves em cada uma delas. Na primeira fase, os times se enfrentam dentro da sua própria chave. Já na segunda, os times de uma chave medem forças com os da chave oposta. No final, o sistema de apuramento dos melhores é bem simples e foca no número de vitórias, pontos, média de sets, média de pontos e confronto direto para definir as classificações finais. Os dois melhores colocados da Copa do Mundo se classificam para o torneio de vôlei nas Olimpíadas de uma forma direta.

Algumas das figuras mais importantes presentes nessa Copa do Mundo também costumam marcar presença nas principais competições de clubes de vôlei, torneios que costumam ter mercados disponíveis para apostas em plataformas online como a da Esportes Betway, visto que, de acordo com matéria do portal Terra, publicada no ano passado, o vôlei é um dos esportes mais praticados no Brasil e, consequentemente, mais admirados.

Brasil faz o tri

Em Hiroshima, no Japão, a Seleção Brasileira conquistou a Copa do Mundo de vôlei masculino pela terceira vez em sua história. A atuação da “Canarinha” foi arrebatadora e 100% vitoriosa, dado que a equipe conquistou 11 vitórias em 11 jogos. Na 10ª vitória, a equipe brasileira já tinha assegurado a conquista do troféu. Renan Dal Zotto, no comando técnico do time desde o pós-Rio 2016, conquistou a primeira Copa do Mundo com a seleção. A Polônia ficou na segunda posição da tabela classificatória com nove vitórias e duas derrotas, assim como o time norte-americano, que no entanto perdeu para os poloneses nos critérios de desempate.

Antes da recente vitória, a equipe brasileira já havia festejado a conquista de duas edições da Copa do Mundo, uma em 2007 e outra em 2003, ambas sob o comando de Bernardinho. Além disso, pode-se também destacar as três medalhas de bronze conquistadas em 1981, 1995 e 2011.

Década de ouro de Bernardinho na Seleção de Vôlei

Alan Souza, jogador de 25 anos do Sesi-SP, foi eleito o MVP da competição, tornando-se o segundo brasileiro a alcançar esse feito após o sucesso de Gilberto Godoy Filho, o Giba, na edição de 2007 da Copa do Mundo.

Rússia segue liderando lista de mais títulos

A FIVB, organizadora da competição, atribui os sucessos obtidos pela extinta União Soviética (URSS) à seleção da Rússia, que é a maior vencedora do torneio, para efeitos de contagem de títulos. Em sua lista de conquistas, o time russo conta com seis medalhas de ouro (quatro como URSS, duas sob a designação de Rússia), duas medalhas de prata e outras duas de bronze, o que constitui um total de dez medalhas. Na segunda colocação da tabela surge precisamente o Brasil, com três medalhas de ouro e o mesmo número de medalhas de bronze, compondo um total de seis. Os Estados Unidos encerram o pódio com quatro medalhas (duas de ouro e duas de bronze). Na lista de vencedores da história da competição constam ainda Cuba, Itália e Alemanha. Polônia, Japão, Holanda, República Tcheca e Sérvia podem também se orgulhar de já terem conquistado medalhas na Copa do Mundo de vôlei masculino.

Para o ano de 2020 está agendado um dos momentos mais importantes do calendário competitivo das seleções de vôlei, isto é, o torneio olímpico. A nós, resta-nos aguardar e torcer para que tanto a seleção brasileira masculina de vôlei quanto a feminina continuem mantendo um bom desempenho em provas desse calibre.

(Artigo Enviado/Agência Emarket )

Mais

Loja de departamentos vai estampar marca no uniforme rubro-negro

Loja de departamentos vai estampar marca no uniforme rubro-negro

O Flamengo acertou com um novo patrocinador para a temporada. Trata-se da Havan, que irá estampar sua marca na manga…
Semifinais começam com Remo, Tuna, Paysandu e Castanhal

Semifinais começam com Remo, Tuna, Paysandu e Castanhal

Remo, Paysandu, Tuna e Castanhal começam neste domingo (9) as semifinais do Parazão Banpará 2021. Pelo andar da carruagem, deve…
Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

Hazard se desculpa com torcida depois de brincadeiras com adversários

O meia-atacante Eden Hazard, do Real Madrid, pediu desculpas aos torcedores do clube por ter sido gravado brincando com jogadores…
Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

Conmebol confirma dias e horários do retorno das Eliminatórias

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira (6) que a partida entre Brasil e Equador, válida pelas Eliminatórias…
"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

"Sentimento difícil de escrever", diz Neymar após eliminação

Neymar se pronunciou pela primeira vez desde a eliminação do Paris Saint-Germain na Champions League para o Manchester City. O…
Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Pfizer faz acordo para vacinar atletas da Olimpíada de Tóquio

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (6) que chegaram um acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para fornecer…