Correio de Carajás

O Círio movimentará 32 Milhões de dólares

O Círio movimentará 32 Milhões de dólares

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese- PA), a maior peregrinação mundial, o Círio de Nazaré deve movimentar 32 milhões de dólares no mês de outubro. Cerca de 83 mil turistas são esperados em Belém oriundos do Brasil e exterior, segundo o Dieese. A rede Minds English School, participante do Círio há 10 anos, desenvolveu uma pesquisa com os dados de 2018 e também dados deste ano.

“Com base no número de matrículas que tivemos nos três meses que antecedem o Círio e também no curso Hospitality (Curso que consiste na ida do professor aos estabelecimentos turísticos – Restaurantes, redes hoteleiras, espaços para lazer de Belém, entre outros) houve um aumento de 20% no número de pessoas interessadas em aprender o inglês para receber melhor o turista do exterior. Por isso, as nossas contratações, no nosso corpo docente, administrativo e pedagógico, saltaram 10% quando comparado com 2018”, explica Anderson Teodoro, Diretor da rede.

Foram mais de 100 hotéis treinados para receber os turistas de várias partes do planeta na fluência do inglês. Ainda, de acordo com a Dieese, os turistas vêm principalmente dos estados do Maranhão (14%) e São Paulo (11%). Já de países do exterior, de acordo com os dados da pesquisa, a maioria dos turistas é dos Estados Unidos e Portugal. “Fizemos esse levantamento em 2018, e acreditamos que há mais pessoas de Miami e Lisboa pela facilidade do aéreo. Há rotas diretas de Belém- Miami e Belém- Lisboa”, explica Fabiano Castro, Diretor Nacional da escola de idiomas.

Leia mais:

O Círio de Nazaré movimenta a economia e o mercado de trabalho, e um dos reflexos da festa cultural e religiosa é na parte social. A Estação das Docas já está com uma programação especial em comemoração, e estabelece a inclusão do povo paraense no evento. Há duas exposições temáticas e várias festividades culturais como teatro e música. O Coral da Capela Cristo Rei é um dos projetos sociais que ganha ainda mais força na época do Círio. A turma, de mais de 30 pessoas, se prepara durante todo o ano para se apresentar nos dias 12 e 13 de Outubro. Neste ano, o grupo se apresentará com a cantora Mariza Black, na Avenida Nazaré, esquina com a Benjamin, no camarote da Minds Idiomas. A rede de escolas ajuda a comunidade Cristo Rei durante todo o ano com bolsas de estudos, alimentos, e também na construção e reforma da igreja do Cristo Rei.

A principal das 12 romarias em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré reúne aproximadamente 2 milhões de turistas e romeiros/ Foto: Renato Luiz Ferreira-AE

CRUZ VERMELHA

Neste ano, na Basílica de Nazaré, durante os dias 11,12 e 13 de Outubro, a Minds disponibilizará dez docentes para auxiliar no tour a Santa de Nazaré. Os professores farão o tour em inglês para incluir o turista internacional durante a visitação. Além disso, na escola, haverá um dos pontos da Cruz Vermelha para socorrer os romeiros.

MILHÕES

Segundo a secretaria estadual de Segurança Pública, em 2018, só a principal das 12 romarias em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré reuniu aproximadamente 2 milhões de turistas e romeiros.

Para garantir a tranquilidade, um forte esquema foi montado. Em sua página na internet, a prefeitura de Belém informa que mais de 25 mil servidores de órgãos municipais, estaduais e federais, incluindo das Forças Armadas, atuarão de forma integrada até o fim do mês para garantir a segurança e organização ao longo dos trajetos – que incluem uma procissão fluvial e uma moto romaria, entre outras manifestações de fé.

CÂMERAS

De acordo com a secretaria estadual de Segurança Pública e Defesa Social, 50 câmeras estão instaladas ao longo do percurso e entorno das vias onde passam as principais romarias, 15 a mais que em 2018.

O videomonitoramento será acompanhado do Centro de Comando e do Centro Integrado de Operações (Ciop) para que, em caso de necessidade, o agente de segurança mais próximo do local da ocorrência possa ser acionado e atue de forma rápida.

Apesar do aparato de segurança, a Guarda Municipal de Belém (GMB) recomenda que os romeiros evitem usar celulares e outros objetos que chamem a atenção, e que, em situação de perigo, não reajam e, tão logo seja possível, procurem um agente público ou liguem 153 (disque denúncia). (Da Redação)

Círio terá uma das jornadas mais longas da história

O Círio 2019 terá uma das jornadas mais longas da história da festividade, com mais de 132 quilômetros que serão percorridos, em cerca de 39 horas, entre as 12 romarias Nazarenas. O levantamento foi feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese-Pa) e a Diretoria da Festa de Nazaré.

De acordo com o estudo, o translado será realizado em sua maior parte por terra, com aproximadamente 113 quilômetros, e o restante pelas águas da Baia do Guajará, no Círio Fluvial. A pesquisa analisou o percurso das 12 romarias, que iniciaram nesta sexta-feira (11) com o Translado para Ananindeua, e terminam com o Recírio.

A maior parte do percurso será realizada no Translado para Ananindeua, que percorre cerca de 50 quilômetros e com a Romaria Rodoviária, com 24 quilômetros de percurso. As procissões que duram mais tempo são a do Transaldo para Ananindeua, que dura cerca de 10 horas, a procissão do Círio, com cerca de 6h e a Transladação, com duração de aproximadamente 5h. (com G1)