Na noite da próxima sexta-feira, 12 de abril, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva terá seu 27º comandante. Trata-se do general de Brigada Carlos Henrique Teche, que substituirá o também general de Brigada Eugênio Pacelli Vieira Mota, que está no cargo desde 2016.
A solenidade, que terá lugar no 52º Batalhão de Infantaria de Selva, está prevista para iniciar às 19h30, logo após a cerimônia de inauguração do retrato de Pacelli na Galeria de ex-comandantes da 23ª Brigada.
Esta semana, os dois generais estão percorrendo órgãos oficiais do município e Estado, convidando autoridades para prestigiarem a cerimônia de passagem de comando. Hoje, por exemplo, eles estiveram logo cedo com o presidente da Câmara Municipal, Pedro Corrêa Lima, onde Pacelli agradeceu pelo apoio do Poder Legislativo em ações dos quartéis localizados em Marabá e destacou a boa parceria que os militarem mantêm com o poder público local. “Marabá é uma cidade querida. Tive ótimas experiências aqui e estou levando no coração muitos amigos”, afirmou.
Leia mais:General Pacelli assumiu o comando da 23ª Brigada em agosto de 2016, com a saída do carismático Anísio David. De Marabá, ele segue para Brasília, onde vai atuar como diretor de Fiscalização de Produtos Controlados (armas e munições).
Já o general Carlos Henrique Teche está vindo do Centro de Operações no Pantanal, do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande-MS.
General Teche, é oriundo da arma de Artilharia, incorporou às fileiras do Exército em 14 de fevereiro de 1981, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP). Nasceu em 5 de fevereiro de 1966, em Pirassununga (SP) e foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2017.
A partir de Marabá, ele comandará a “mais poderosa Brigada da Amazônia, a qual conta com profissionais especialistas em guerra na selva. A 23ª Brigada é considerada parte da elite do Exército Brasileiro, sendo subordinada ao Comando Militar do Norte, com sede em Belém.
Ela possui a denominação histórica de Brigada Marechal Soares de Andrea. Conta com Batalhões de Infantaria de Selva, subunidades de outras armas de manobra (Esquadrão de Cavalaria de Selva), de armas de apoio (Grupo de Artilharia de Campanha de Selva e Companhia de Comunicações de Selva) e de serviços (Batalhão Logístico de Selva). Concentra em Marabá 7 de suas 11 organizações militares orgânicas.