Correio de Carajás

Novembro Azul mobiliza servidores da Câmara Municipal de Marabá

O evento contou com a participação do médico urologista, Astor Gomes, que levou aos servidores a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de próstata

Os servidores e funcionários da Câmara Municipal de Marabá receberam, na manhã desta quarta-feira (10), representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para campanha “Novembro Azul”, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de próstata e englobando este ano a diabetes. O evento contou com palestras sobre o câncer de próstata, diabetes, além de consultas, exame PSA, teste rápido e encaminhamentos clínicos ao público masculino.

De acordo com Elaine Moreira, coordenadora de saúde do homem, da SMS, existe um Projeto de Lei na Câmara, que todos os anos traz aos funcionários programações de campanhas de conscientização e a de “Novembro Azul” é uma delas. “Este ano, a SMS montou uma programação na Câmara com palestras, além de uma estrutura direcionada para atender os servidores. Estamos realizando o exame antígeno prostático específico (PSA), que é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos, e com mais de 40 anos. Além de testes rápidos direcionados a pessoas com diabetes”.

Além desses testes, o evento contou com a participação do médico urologista, Astor Gomes, que levou aos servidores a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de próstata. “O objetivo é orientar os homens sobre o câncer de próstata, sobre o diagnóstico precoce e um tratamento efetivo de até 90% quando há este diagnóstico. É importante que o homem a partir de 45 anos procure realizar exames, se cuidar e se tem histórico familiar da doença, se atentar a isso. A gente percebe que cada vez mais a procura é maior e a resistência menor, as pessoas estão deixando o preconceito de lado e estão se cuidando e se prevenindo”.

Leia mais:

Valdinar Monteiro de Souza, assessor jurídico da CMM, participou do evento e enfatizou a importância dessas campanhas em repartimentos públicos. “Acho muito importante que as pessoas tratem com respeito essa questão, já que fazer um exame de toque, é como fazer em qualquer outra parte do corpo. É necessário esse cuidado, não é ironia, não é brincadeira, que as pessoas quebrem esse tabu, e se cuidem.”

Combate a Diabetes

No dia 14 de novembro é comemorado o “Dia Mundial de Conscientização do Diabetes” e como a campanha de “Novembro Azul” englobou este tema, a cirurgiã vascular Tatiana Carvalho, explicou aos servidores o que é a diabetes, uma doença crônica que lesiona múltiplos órgãos e sistemas. “Expliquei sobre o pré-diabético, e sobre a quantidade de amputações que temos no município, sobre formas de prevenção e vigilância que evitam essas amputações, já que hoje, a cada 20 segundos no mundo temos uma amputação em decorrência do diabetes” destaca. (Ascom PMM)

Comentários