Correio de Carajás

Nova Ipixuna: Produtores cultivam milho em áreas de pasto

Emater em Nova Ipixuna incentiva a produção de milho em pequenas propriedades para a alimentação do rebanho /Foto: Ascom/Emater
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A valorização e a alta dos preços do milho no mercado em 2020, além da necessidade de ter uma cultura que favoreça a recuperação do pasto degradado, levaram alguns produtores familiares rurais de Nova Ipixuna, no sudeste estadual, a procurarem o escritório local da Emater no município em busca de apoio para a produção da cultura.

A demanda resultou na oferta da assistência técnica aos produtores locais, como orientações para o cultivo que vão desde a preparação do solo até a seleção das sementes. A propriedade pertencente à família do produtor rural José Pereira da Silva Almeida, na Vicinal do Encantado, foi uma das beneficiadas.

A família, que já recebeu assistência técnica da Emater para o seu laticínio artesanal, conta agora com orientações para o plantio de dois hectares e meio de milho, junto com a pastagem, e já espera os resultados do investimento.

Leia mais:

“Com a assistência técnica da Emater, estamos fazendo um sistema de pastejo rotacionado e com isso estamos plantando o milho juntamente com o capim, então vamos colher o milho e logo em seguida vai ter pasto formado juntamente com o milho. Com a mesma adubação já tiramos os dois produtos e com isso pretendemos colher a média de quatro toneladas por hectares, o dobro do que as propriedades aqui conseguem produzir. Com isso vamos tirar o gasto da formação do pasto e ainda colher o milho”, conta o filho do seu José, Mateus da Silva Almeida.

De acordo com engenheiro agrônomo, Genival Reis, chefe do escritório local da Emater em Nova Ipixuna, o aumento do preço do milho impactou produtores que precisavam do alimento para os seus animais. Foi a necessidade de garantir o alimento para os rebanhos e também o perfil dos produtores locais, que  geraram a perspectiva de um aumento da produção que possa  atender além dessa necessidade.

“Toda essa região trabalha mais com a questão do gado, se planta muito o pasto e para produzir o milho não se derruba nada. Se usa uma área de pastagem cansada para produzir o milho e ele se dá bem na área e renova o solo e com a saída do milho a produção do milho vai dar um fôlego pra ele economicamente pois além de alimentar os animais, vai poder vender o excedente”, disse o coordenador Genival Reis.

A produção da propriedade da família de seu José Almeida será validada e a partir dos resultados obtidos, o cultivo de milho poderá ser incentivado entre mais propriedades de pequenos produtores locais. A expectativa é de que o milho verde seja colhido a partir do dia 15 de janeiro.

O trabalho do Escritório local da Emater em Nova Ipixuna para os pequenos produtores é realizado em parceria com prefeitura do município, que disponibilizou, recentemente, dois tratores para a limpeza de 75 hectares de áreas de lavoura nas propriedades familiares. (Com Emater/Pará)

Comentários

Mais

Caso da Boate Kiss vai a júri oito anos após tragédia

Caso da Boate Kiss vai a júri oito anos após tragédia

Após oito anos e 11 meses, finalmente vai à júri, nesta quarta-feira (1º), o caso da Boate Kiss, tragédia que matou 242…
Médico espalha tese infundada de que vacinados são perigosos e devem ser isolados

Médico espalha tese infundada de que vacinados são perigosos e devem ser isolados

Falso Boato antivacina apela para declaração infundada de Christian Perronne, médico francês adepto de “teorias alternativas”, para espalhar desinformação. Ele…
Pará registra 609.392 casos e 16.912 mortes por Covid-19

Pará registra 609.392 casos e 16.912 mortes por Covid-19

O Pará contabilizou mais 696 casos de Covid-19 e 12 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
Dois casos da variante ômicron da Covid são detectados em SP

Dois casos da variante ômicron da Covid são detectados em SP

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta terça-feira (30) dois resultados positivos para a variante ômicron (B.1.1.529) do coronavírus no Brasil. O sequenciamento…
Fiocruz entrega 2,8 milhões de doses de AstraZeneca

Fiocruz entrega 2,8 milhões de doses de AstraZeneca

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entrega hoje (30) um lote de 2,8 milhões de doses do imunizante contra a covid-19…
Diabéticos sofrem com falta de insumos no SUS de Parauapebas

Diabéticos sofrem com falta de insumos no SUS de Parauapebas

O Brasil é o quinto país no mundo em número de pacientes portadores de diabetes segundo a Biblioteca Virtual do…