A terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe foi dividida em duas etapas, e a segunda começou na segunda-feira, 18, em Parauapebas. O público-alvo são os professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. A expectativa é que cerca de cinco mil pessoas sejam imunizadas nesta etapa.
A campanha vai até o dia 5 de junho e quem faz parte do grupo deve procurar uma Unidade Básica de Saúde portando a carteira de vacina para ser imunizado.
A diretora de Vigilância em Saúde, Michelle Ferreira, volta a ressaltar: a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas contra os vírus Influenza A (H1N1)pdm09, A (H3N2) e Influenza B. “Com a vacinação, pretendemos proteger a população contra as formas graves da influenza e diminuir a cadeia de transmissão desta doença respiratória”, reforça.
Leia mais:Pelo fato de os sintomas da gripe e do novo coronavírus serem semelhantes, a intenção de imunizar os grupos prioritários é para minimizar o impacto sobre os serviços de saúde e auxiliar na exclusão de diagnósticos de Covid-19.
Na primeira e segunda etapas da campanha, mais de 15 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Parauapebas. Fizeram parte do público-alvo os idosos, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas.
Já a primeira fase da terceira etapa vacinou crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos de idade, gestantes e mulheres no pós-parto de até 45 dias. Quem não se imunizou nas primeiras etapas, pode procurar qualquer unidade de saúde para receber a vacina, conforme orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
(Ascom PMP)