O presidente Jair Bolsonaro destacou hoje (13) as ações que o governo federal realizou no estado do Pará para o combate à covid-19, como a destinação de medicamentos, equipamentos, testes e materiais de proteção, além de R$ 2 bilhões em recursos. “É um dos estados, proporcionalmente, melhor atendido no combate ao vírus”, disse durante a inauguração do Parque Urbano Belém Porto Futuro, em Belém.
Bolsonaro lembrou que o governo adiou o pagamento de dívidas e adiantou recursos para que os estados mantivessem a saúde fiscal, mesmo com a perda de arrecadação, causada pela redução das atividades econômicas durante a pandemia. Para o presidente, a recuperação dos empregos também é importante.
“Desde o início já dizia, temos dois problemas pela frente, o vírus e o desemprego. E ambos devem ser tratados com a devida responsabilidade. Obras são importantes, sabemos, a vida não tem preço, mas o desemprego leva à depressão e leva à doença e morte”, disse.
Leia mais:Belém Porto Futuro
O parque urbano faz parte do projeto Belém Porto Futuro, de revitalização da área portuária da capital paraense. O projeto recebeu R$ 34,5 milhões em investimentos do governo federal.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o objetivo é transformar o local em um polo de desenvolvimento, para impulsionar o turismo e o comércio local, além de ampliar as opções de entretenimento, cultura e lazer para a população. A expectativa é que cerca de 8 mil pessoas devam circular diariamente pelo local.
O projeto de revitalização é composto por parque urbano, zonas de estacionamento, praças e obras periféricas como a implantação de uma ponte para melhorar o tráfego local na região do Belém Porto Futuro.
Continuidade do projeto
Aproveitando a presença do presidente da República, Helder Barbalho solicitou continuidade do projeto Porto Futuro com a liberação dos armazéns portuários, localizados às margens da Baía do Guajará. “Senhor presidente, em dezembro, estivemos aqui com o ministro Tarcísio e assinamos protocolo de intenções para utilizarmos esses armazéns em favor do turismo lazer em prol do crescimento urbano”, ponderou o governador.
O ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho ressaltou o empenho de Helder Barbalho para viabilizar o projeto e disse que o Governo Federal está comprometido com o projeto. “Essa obra que começou em gestões anteriores, mas que seguiu em nosso Governo, terá comprometimento nosso para conclusão e entrega”, destacou.
Aeroporto
Helder também solicitou ao presidente Jair Bolsonaro uma permuta na área do atual Aeroclube de Belém. Na proposta apresentada pelo governador, o Estado disponibilizaria para União uma área fora do centro urbano da capital para construção de um novo Aeroclube e, em paralelo, realizaria as adequações necessárias no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans para receber voos de menor porte. (Com ABr. e Ag. Pará)