Correio de Carajás

No Dia do Exército, militares e cidadãos marabaenses são homenageados

Maria Marrite, que viralizou com vídeos no Instagram do Portal Correu, recebeu uma comenda de amiga da Brigada

O evento em alusão ao Dia do Exército aconteceu no 52º BIS na manhã desta sexta-feira

Na data em que se comemora o Dia do Exército, 19 de abril, uma lavadeira marabaense foi homenageada diante de centenas de militares da 23ª Brigada de Infantaria, em Marabá. Maria Conceição Pessoa Bezerra, a Maria Marrite, participou de uma solenidade de formatura no 52° Batalhão de Infantaria de Selva e foi uma das dezenas de homenageados nesta sexta-feira. Ela recebeu a Moeda da Brigada e o título de Amiga da Brigada.

Neste 19 de abril, o Exército Brasileiro comemora 376 anos de origem, momento significativo para a história brasileira. Quem reforça isso é o general de Brigada Eduardo da Veiga Cabral, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Marabá.

O general Veiga reforça o compromisso do EB com o povo brasileiro

“Nós comemoramos hoje essa data tão importante para o País e aproveitamos para fazer a entrega de comendas. Nossos militares recebendo medalhas, os nossos amigos e colaboradores recebendo títulos, a medalha do Exército Brasileiro, o diploma de colaborador emérito e o diploma de Amigo da nossa Brigada”, detalha o general.

Leia mais:

Para Veiga, são momentos como esse que reforçam o compromisso e a relação do EB com o povo brasileiro e, nesse caso, em especial com aqueles que moram em Marabá. Dias como esta sexta são ocasiões importantes para homenagear homens e mulheres que se destacam na prestação do serviço militar, sem esquecer dos membros da sociedade que ao longo da vida colaboram com o Exército Brasileiro, como a dona Maria Marrite.

Homens e mulheres militares receberam medalhas e comendas/Foto: Evangelista Rocha

“Foi por causa da reportagem de vocês que eu tive a ideia de trazer ela para cá”, explica o general.

Maria Marrite foi uma das personagens do especial transmídia “O Rio como Quintal”, do Grupo Correio de Comunicação e ao contar sua história, ela relembrou a época em que foi lavadeira do EB, e foi essa revelação que motivou a homenagem que recebeu.

“Ao tomar conhecimento, através da reportagem que vocês fizeram, nós entendemos que era algo muito importante. Quando a gente encontra alguém como ela, que tem uma história de trabalho com o EB, então é o momento de agradecermos”.

Maria Marrite recebeu das mãos do general Veiga a medalha e o diploma de Amiga da Brigada
/Foto: Josseli Carvalho

Há muitas décadas Maria Marrite exerceu o ofício de lavadeira, quando recebia os uniformes dos militares para assear e depois os devolvia impecáveis, prontos para serem usados novamente. Trabalho que ela conta que fazia com muita alegria.

E é com um sorriso no rosto que Maria Marrite recebe a comenda de amiga da brigada, homenagem que ela jamais imaginou que chegaria até suas mãos.

“Eu tô muito alegre, feliz da vida. Mas se você planta uma árvore, você vai colher um bom fruto”, filosofa a anciã.

Emocionada, com os olhos guardando as lágrimas não derramadas, dona Maria poupa as palavras – um feito incomum para ela, que tem tanta história para contar – e agradece ao Correio de Carajás pela homenagem que recebeu.

“Tudo isso só foi possível graças a vocês, muito obrigada”.

O general agradeceu a mulher que há décadas lavou os uniformes dos militares em Marabá/Foto: Evangelista Rocha

SAIBA MAIS

Além do evento de formatura, durante a semana o EB realizou uma vasta programação na cidade em alusão ao dia 19 de abril, incluindo uma sessão especial na Câmara de Marabá, exposição no Partage Shopping e apresentações da banda nas praças Duque de Caxias (Marabá Pioneira) e Praça São Francisco (Cidade Nova).

(Luciana Araújo)