Correio de Carajás

Marabaense recebe apoio de Helder para ir a evento internacional de jiu-jitsu

Adolescente de 15 anos vai aos Estados Unidos para participar do Pan Kids Championship, na Flórida

O governador Helder Barbalho parabenizou e garantiu apoio à marabaense Giovana no exterior

A adolescente Giovana Guedes, de 15 anos, representará Marabá, o Pará e o Brasil no Pan Kids Championship, nos Estados Unidos, em julho. A jovem, que já contabiliza 64 medalhas, vai enfrentar mais um desafio no mundo do jiu-jitsu, desta vez com o apoio do governo do Estado. Recebida nesta quinta-feira (18) pelo próprio governador Helder Barbalho, a atleta foi parabenizada e “abençoada” pela maior autoridade do estado.

Maria Giovana Soares Guedes é aluna do CMRio (Colégio Militar Rio Tocantins), onde estuda o ensino médio. Ela é uma estrela do jiu-jitsu em Marabá e está prestes a representar o Brasil mais uma vez, agora, no Pan Kids Championship, na Flórida. Seu talento e determinação a levaram a conquistar o título de melhor atleta Faixa Verde Kids do mundo em 2023, segundo a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).

O governador Helder Barbalho recebeu Maria Giovana em Belém para celebrar sua trajetória e oferecer apoio à sua próxima competição internacional. Em suas palavras, o governador destacou: “Giovana é um exemplo de talento esportivo. Ela vai representar nosso Pará nos Estados Unidos com o suporte da Secretaria de Esportes. Desejamos muito sucesso a ela, que traga mais medalhas para o Pará”, profetizou.

Leia mais:
Na foto, Giovana Guedes, Helder e Reginaldo, o treinador da atleta

À reportagem deste CORREIO, a jovem compartilha sua empolgação com o próximo desafio no Pan Kids de Jiu-Jitsu, programado para o dia 24 de julho. Com o suporte do governo do Pará por meio da Secretaria de Esportes do Estado, ela expressa seu desejo de conquistar o título e trazer orgulho não apenas para Marabá, mas também para o Pará e o Brasil

“Ao competir no Pan Kids nos Estados Unidos, estou realizando um grande sonho. No ano passado, disputei o europeu na Irlanda e, desta vez, estou determinada a trazer esse título para casa”, afirma Maria Giovana, evidenciando seu sonho em deixar mais uma marca no cenário internacional do jiu-jitsu.

Com sua história inspiradora e apoio governamental, ela representa não apenas uma promessa esportiva, mas também a determinação e o potencial dos jovens atletas de Marabá.

(Thays Araujo)