O radar planetário da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) capturou detalhes do asteroide 2011 AG5, que passou a uma distância de 1,8 milhão de quilômetros da Terra em 3 de fevereiro. O corpo celeste tem cerca de 500m de comprimento e 150m de largura.
“Dos 1.040 objetos próximos da Terra observados pelo radar planetário até o momento, este é um dos mais alongados que já vimos”, disse o cientista Lance Benner, em comunicado da Nasa.
As observações mostraram que o asteroide tem taxa de rotação lenta, levando aproximadamente nove horas para girar completamente. Além disso, o corpo celeste tem regiões escuras e claras que podem indicar uma superfície de pequena escala.
Leia mais:“Curiosamente, logo após sua descoberta, 2011 AG5 se tornou um asteroide garoto-propaganda quando nossa análise mostrou que tinha uma pequena chance de um impacto futuro”, explicou o diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, Paul Chodas.
“As observações contínuas deste objeto descartaram qualquer chance de impacto, e essas novas medições de alcance pela equipe de radar planetário refinarão ainda mais exatamente onde ele estará no futuro”, acrescentou o especialista.
As observações do radar planetário ocorreram de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra calcula todas as órbitas de asteroides próximos da Terra para avaliar os possíveis riscos de impacto.
(Fonte: Correio Braziliense)