Correio de Carajás

Mutirão de vacinação atende público prioritário que ainda não tomou a primeira dose

Com o intuito de realizar uma nova chamada para o grupo prioritário que ainda não se vacinou, o Governo do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, realiza nesta quinta e sexta-feira (8 e 9) – um novo mutirão de vacinação.

Serão 2.500 doses de imunizantes destinadas aos professores dos ensinos fundamental, médio, profissionalizante e superior, profissionais da saúde, motoristas e cobradores do transporte coletivo; trabalhadores da limpeza urbana e gestantes e puérperas com comorbidades.

De acordo com João Chamon Neto, secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, ações como essa são prioridades para o Estado, que tem trabalhado ao longo desse período de pandemia no combate ao coronavírus.

Leia mais:
Secretário João Chamon afirma que serão realizados quantos mutirões forem necessários / Foto: Evangelista Rocha

“Ficamos muito felizes com a notícia de que o Pará atingiu o quinto lugar como o estado que mais vacinou na federação. Isso é fruto do trabalho de parceria entre o Governo e as prefeituras”.

Nos dois mutirões realizados no mês de junho, em Marabá, cerca de 24 mil pessoas foram imunizadas. Entendendo a importância desse tipo de realização, o secretário afirma que serão realizados quantos mutirões forem necessários para vacinar o maior número de pessoas o mais rapidamente.

“Estamos trabalhando para isso. Agora há pouco recebemos uma informação sobre um quantitativo diferenciado de vacinas que está próximo de chegar. E vamos fazer mutirões. Em Marabá, não tivemos reclamações, tudo fluiu de forma tranquila. Foi feita uma logística estratégica para atender todo mundo muito bem”, explica Chamon.

Sobre o hiato de 11 dias sem vacinas em Marabá, o secretário explica que estamos vivendo um momento atípico, onde o mundo inteiro está correndo atrás da vacina. E o Brasil, por ser um país extenso em territorialidade, acaba tendo algumas dificuldades na distribuição.

“Mas assim que o Pará recebe as vacinas, nós já realizamos o transporte, seja aéreo ou terrestre. Por causa dessas pequenas interrupções, realizamos os mutirões, para compensar essas faltas”, justifica.

Chamon relembra que o governador Helder Barbalho tem a intenção e está trabalhando para que até o final de agosto toda a população paraense acima de 18 anos esteja vacinada.

“Gostaríamos de convidar todo esse público que ainda não se vacinou, que aproveite a segunda chamada para ir até o Centro de Convenções para se imunizar. Para nós, é com muita satisfação que anunciamos esse avanço efetivo no combate ao coronavírus”, finaliza.

SEGUNDA DOSE

As pessoas que precisam tomar a segunda dose da vacina devem se dirigir às escolas Anísio Teixeira, no Núcleo Cidade Nova, e Jonathas Pontes Athias, no Núcleo Nova Marabá. (Ana Mangas, com informações de Chagas Filho e Evangelista Rocha)