Correio de Carajás

Mutirão de testagem rápida de covid-19 começa nesta quarta (2) no Laranjeiras

As pessoas que estão com sintomas gripais, entre o terceiro e o sétimo dia, podem realizar o teste de antígeno, coletado no nariz.

Kelcio Palheta fez o teste nasal e disse que essa é uma iniciativa importante / Foto: Evangelista Rocha

A partir desta quarta-feira (2), a Prefeitura Municipal de Marabá, por meio da Secretaria de Saúde, inicia um mutirão de testagem rápida da covid-19. O primeiro local escolhido pra a ação, que vai até a próxima sexta (4), é o Ginásio Dequinha, no Bairro Laranjeiras.

De acordo com Sabrina Acioly, diretora da Vigilância em Saúde, o teste realizado será o antígeno, coletado via nasal, com resultado disponível em até 15 minutos. “Serão realizados 600 testes por dia. Vamos entregar 300 senhas às 7 horas da manhã, e 300 senhas às 14 horas. As pessoas que devem procurar o teste são as que estão entre o terceiro e o sétimo dia com sintomas gripais, como tosse, coriza, febre, dor de cabeça”, informa.

O Portal Correio de Carajás esteve no Ginásio Dequinha para acompanhar o primeiro dia de mutirão.

Leia mais:

O professor Kelcio Palheta adorou a iniciativa, afirmando que ela é de extrema importância. “A maioria das pessoas está procurando farmácias e laboratórios e não está encontrando. Além disso, o preço aumentou. Esse é um serviço essencial e que veio em uma hora oportuna, que precisamos até apresentar no trabalho”, fala ainda lagrimando e sorrindo, pelo incômodo que o teste nasal causa. (Ana Mangas com informações de Evangelista Rocha)