Correio de Carajás

Mulher desenvolve pneumonia por causa de vício em vape: “Assustador”

Jodie Hudson decidiu usar vape por acreditar que ele seria menos prejudicial que o cigarro industrial, mas foi internada com pneumonia

Reprodução/Twitter

Acreditando que os vapes eram menos prejudiciais à saúde do que os cigarros tradicionais, a britânica Jodie Hudson, 26, decidiu, há dois anos, fazer a troca. Porém, em pouco tempo, ela adquiriu um vício no cigarro eletrônico — por ser mais socialmente aceito e não ter o cheiro forte característico, ela fumava o dia inteiro.

“Eu estava fumando toda hora e em qualquer lugar. Era como uma chaminé, mas me sentia muito mais tranquila do que quando usava o cigarro tradicional, apesar de o vape também ter nicotina. Você pode escolher o sabor, e não fica com o cheiro residual. Eu estava usando o vape descartável, e comprava um por dia”, conta Jodie ao site Daily Mail.

Porém, em setembro, a britânica começou a ter tontura forte e falta de ar tão severa que não conseguia andar direito. “Minha respiração estava muito ruim. Não conseguia comer e acordava toda hora com meu próprio ronco durante a noite”, lembra.

Leia mais:

Jodie teve uma crise de pânico com medo de ficar sem oxigênio e decidiu procurar um médico. Apenas a caminhada entre o carro e a porta da emergência foi suficiente para que ela ficasse tremendo, sem forças e sem conseguir respirar.

Ela estava com oxigenação e pressão baixas, além de taquicardia. Jodie passou por uma série de exames e foi diagnosticada com pneumonia relacionada ao uso de vape. O óleo presente no produto pode entrar nos alvéolos, causando uma resposta inflamatória.

“Não me surpreendi, mas acreditei que a situação poderia ser muito pior se eu continuasse fumando o vape. Minha mãe me disse que eu precisava parar, senão ia morrer”, lembra a britânica. “Quando fui internada, achei que nunca ia sair viva. Eu só queria ver meu filho uma última vez. Foi muito assustador”, conta.

Jodie ainda não sabe se os danos causados pelo vape em seu pulmão são permanentes.

“Parei de fumar imediatamente, e agora peço para todo mundo que largue o vape. Você não precisa de outra razão além da sua saúde. Se salve, você está se matando”, alerta.

(Metrópoles)