Correio de Carajás

Muito mato, bicho: Polícia apreende 15 mil pés de maconha no Moju

Esta semana, no município de Moju, nordeste do Estado, três plantações com mais de 15 mil pés de maconha foram encontradas por militares que integram a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (8ª CIPM). Dois homens que trabalhavam no cultivo da cannabis foram presos em flagrante durante a operação policial.

Tudo aconteceu quando os policiais realizavam ações de combate ao tráfico de drogas e a destruição de plantações de maconha em zonas rurais de Moju, devido às muitas denúncias de plantios ilegais, quando chegaram até a Vila de Itaperuçu, a 293km da cidade de Moju.

Após diversas incursões na mata que cerca o vilarejo, os policiais encontraram as três plantações e se depararam com barracas onde estavam mais sementes da plantinha e também materiais que eram utilizados para prensar a substância entorpecente.

Leia mais:
Sementes da cannabis foram encontradas dentro de um recipiente

Uma parte da maconha foi incinerada, conforme está preconizado na lei de drogas (nº 11.343), e o restante dos pés de maconha foi apreendido para ser apresentado na delegacia. Dois homens, que estavam no local, foram flagrados trabalhando no cultivo da planta e por isso foram presos.

Além disso, duas armas de fogo, duas motocicletas e um tablete de maconha prensada também foram apreendidas e apresentadas na Delegacia de Polícia Civil do município onde foram tomadas as devidas providências.

A Lei 11.343 não prevê punição apenas para quem trafica drogas ilegais, mas também deixa claro que as mesmas penas (de 5 a 15 anos de prisão) podem ser impostas também a quem semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas. (Da Redação, com informações da Ascom/Polícia Militar)