Na última quarta-feira (18), o Ministério Público do Pará (MPPA), através da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Marabá, promoveu o curso “Meninos do Trem”, abordando o atendimento à crianças e adolescentes em viagens ferroviárias clandestinas.
O evento foi realizado no auditório da Promotoria de Justiça de Marabá, observando todas as regras e protocolos de segurança de combate ao covid-19.
O treinamento contou com a participação das Promotoras de Justiça da Infância e Juventude de Marabá Alexssandra Muniz Mardegan e Jane Cleide Silva Souza e com o apoio das técnicas Laudia Maria da Paixão e Ozilea Souza Costa – assistente social e psicóloga do MPPA e, também, com funcionários da empresa Vale.
Leia mais:Durante o evento foi apresentado o histórico da demanda – contextos e fase judicial – até chegar ao acordo firmado entre os Ministérios Públicos do Pará e do Maranhão com a Vale. Também foram discutidos os riscos a que estão expostos as crianças e adolescentes, tendo sido exibido um vídeo produzido pela Vale.
Outra palestra realizada durante o treinamento abordou a obrigatoriedade de atendimento dos termos do acordo pela rede de proteção, com foco nas funções dos órgãos que integram a rede, tendo sido, inclusive, apresentado o Fluxo de Atendimento e o Plano de Atendimento Individual, tendo como base o termo de compromisso firmado para garantir a proteção e a integridade dos Meninos do Trem.
O evento foi avaliado como extremamente positivo, pois permitiu a discussão e compressão do Fluxo de Atendimento e do Plano de Atendimento Individual. O evento teve como público alvo agentes da rede de proteção (técnicos dos CREAS e CRAS), Secretária de Assistência Social de Marabá, membros do Conselho de Direito e, em especial, conselheiros tutelares dos Municípios de Marabá, Bom Jesus e Nova Ipixuna. (Fonte: MPPA)