Correio de Carajás

Movimenta Pebas abre inscrições para oficinas gratuitas de dança

Serão ofertadas oficinas de danças folclóricas e populares para crianças, jovens e adultos.

O Movimenta Pebas está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de danças folclóricas e danças populares, destinadas a crianças, jovens e adultos. Ministradas pelo Mestre Clodoaldo Souza e pelo Grupo de Cultura Popular Raízes Parauara, as aulas iniciam em agosto, no Centro Cultural Parauapebas. Quem tiver interesse em participar, pode se inscrever, preenchendo o formulário on-line disponível no Instagram @movimentapebasoficial. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Movimenta Pebas traz para sua segunda edição temática sobre as Expressões do Norte, reconhecendo e valorizando as diversas práticas culturais e os saberes da região. Com as oficinas de danças folclóricas e populares, o projeto reforça a riqueza e a multiplicidade de expressões encontradas no Norte do Brasil.

As oficinas de danças folclóricas serão destinadas a crianças a partir de sete anos, e as oficinas de dança popular, para jovens e adultos a partir dos 15 anos. As aulas acontecerão no Centro Cultural Parauapebas entre os meses de agosto e outubro, e, ao final, os participantes farão um espetáculo aberto ao público como parte do encerramento das aulas.

Leia mais:

O Mestre Clodoaldo Souza é quem estará à frente das oficinas, junto com o Grupo de Cultura Popular Raízes Parauara. Natural de Belém, Clodoaldo é professor de dança, percussionista, pesquisador de folclore e militante ativista da cultura popular desde 1991. Atualmente ele reside em Parauapebas, onde é coordenador do Grupo de Cultura Popular Raízes Parauara, no qual desenvolve projetos de salvaguarda da cultura popular, com atenção ao movimento do Carimbó.

Movimenta Pebas

Desde 2020, o projeto Movimenta Pebas promove, na cidade de Parauapebas, uma extensa programação cultural, totalmente gratuita e com acessibilidade. O projeto já beneficiou diretamente mais de 670 artistas das áreas de artes cênicas, música, audiovisual e artes plásticas. Sua missão é a valorização das expressões culturais e da produção artística regional e a formação por meio de atividades ofertadas a artistas e público, sempre pautadas pela diversidade de gêneros e estilos.

Serviço

O quê? Inscrições para as oficinas gratuitas de dança do projeto Movimenta Pebas

Quando? Já estão abertas e serão preenchidas por ordem de inscrição

Onde? Formulário de inscrição disponível no Instagram @movimentapebasoficial.

Dúvidas sobre as oficinas? Entre em contato pelo WhatsApp (94) 99251-8189.

Datas e horários das aulas

Danças folclóricas

Público: crianças e adolescentes (a partir de 7 anos)

Horários:

Turma 1 – terças e quintas-feiras, das 10h30 às 12h

Turma 2 – terças e quintas-feiras, das 15h30 às 17h

Local: Centro Cultural Parauapebas (Rua 01, Quadra Especial, Complexo Alvorá)

Início: 23 de agosto

Danças populares

Público: jovens e adultos (a partir de 15 anos)

Horário:

Turma 3 – sábados, das 8h às 10h

Turma 4 – sábados, das 10h às 12h

Local: Centro Cultural Parauapebas (Rua 01, Quadra Especial, Complexo Alvorá)

Início: 27 de agosto

Comentários