Não é de hoje que motoristas obrigados a utilizarem a Rodovia BR-155, principalmente no trecho entre Eldorado do Carajás e Xinguara, reclamam das condições precárias da via. A situação se agrava anualmente durante o inverno amazônico, quando as chuvas aumentam significativamente e formam lama, e o pesado tráfego de caminhões acentua crateras.
A rodovia, que liga Redenção a Marabá, é uma das principais rotas de escoamento da safra de grãos do Estado do Mato Grosso, o que torna grande o trânsito de veículos. Parte dela – no pior trecho – não é asfaltada. Além disso, atualmente, o matagal às margens dificulta a visibilidade da sinalização.
Diante do cenário mais uma vez repetido, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT) informou que a rodovia em questão tem 344 km de extensão e neste período de fortes chuvas o pavimento sofre avarias.
Leia mais:Declarou, entretanto, que a recuperação dos pontos se iniciou agora em abril com serviços de roçagem e também de tapa buracos. Informou, ainda, que mantém contratos de manutenção vigentes para toda a extensão da BR 155 e prevê, ainda para este ano, investimento em R$ 17 milhões na rodovia. (Luciana Marschall – com informações de TV Liberal)