Correio de Carajás

Mortes no trânsito de Parauapebas crescem 88%

Os acidentes de trânsito em Parauapebas aumentaram 45,63%, comparando os dados de 2019 e 2020. Já o número de mortes se tornou mais preocupantes ainda, com aumento de 88% de um ano para o outro, segundo dados levantados pelo Departamento de Trânsito e Transporte de Parauapebas (DMTT).

As estatísticas mostram que, enquanto em 2019 foram registrados 664 acidentes nas vias do município, no ano seguinte o número saltou para 967, uma diferença de 303 ocorrências em um intervalo de 12 meses. Isso porque em vários meses de 2020, o trânsito de veículos diminuiu bastante por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Os dados foram analisados pelo Portal Correio de Carajás, com base nas informações do Boletim de Ocorrência de Trânsito (BOAT), documento comprobatório da ocorrência do sinistro lavrado por agentes do DMTT. Já as informações referentes às vítimas fatais dos acidentes, são fornecidos pelo Instituto Médico Legal (IML).

Leia mais:

A estática mais surpreendente, no entanto, foi o crescimento de 88%, de vítimas fatais no trânsito de Parauapebas. Em 2019, 25 pessoas morreram vítima de algum tipo de sinistro no trânsito, enquanto em 2020 um total de 47 pessoas perderam a vida de forma trágica, gerando um acréscimo de 22 vítimas fatais.

O levantamento também apontou que os acidentes com vítimas lesionadas ocupam o segundo lugar no ranking, um aumento de 64,10%. Enquanto 2019, houve 186 registros, em 2020 houve um salto para 256 pessoas que sofreram algum tipo de lesão, o equivalente a 70 casos a mais.

Por fim, os acidentes com danos materiais cresceram 46,57% de um ano para outro. 2019 finalizou o ano com 453 condutores que tiveram alguma perda. Já em 2020 houve aumento para 664 registros. No total, houve 211 pessoas a mais com algum dano material.

Analisando os números de 2019, é possível observar que o mês de agosto teve o maior quantitativo de acidentes de trânsito, 24 no total. Mas, setembro foi o período com mais vítimas fatais, chegando a 7 óbitos.

Dados de 2020 mostram o mês de julho liderando tanto em número de acidentes de trânsito, 39, quanto de vítimas fatais, 8. A curva de sinistros começou a subir ainda no mês de junho, com 28 ocorrências. Um reflexo desse cenário coincidiu com o decreto municipal, assinado em 15 de junho pelo prefeito Darci Lermen, permitindo o retorno do funcionamento de shoppings, academias de ginástica, instituições religiosas, cinemas, bares e casas noturnas e restaurantes, após o lockdown.

Agosto manteve a alta de acidentes 38; já setembro 31; outubro chegou a 34; novembro caiu para 28; e dezembro fechou em 17.

Frota de veículos do município de Parauapebas vem crescendo a cada ano e já ultrapassou a marca de 106 mil

Condutor consciente

Sobre a crescente de acidentes e de mortes no trânsito, o diretor interino do DMTT, Rivelino Pereira, concedeu entrevista ao Correio de Carajás na manhã desta terça-feira (12), e defendeu que os condutores adotem a direção defensiva, para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito.

“Dirigir com atenção e respeitar as leis de trânsito são medidas que podem mudar esta estática. O número de acidentes aumentou consideravelmente, por fatores como falta de atenção do condutor, uso do aparelho celular e aumento de velocidade nas vias”, avalia Rivelino.

Diretor interino do DMTT, Rivelino Pereira defende direção defensiva

De janeiro a dezembro de 2020, 143.432 infrações de trânsito foram cometidas, a maioria delas, segundo o diretor interino do DMTT, por excesso de velocidade nas vias, fiscalizadas com o auxílio de radares.

Devido à pandemia, segundo o diretor, em 2020 o DMTT não pôde executar algumas campanhas educativas, a exemplo do Maio Amarelo. Para este ano, será traçado um plano de trabalho detalhando os locais de maior índice de acidente para, in loco, definirem como solucionar o problema de cada região, seja melhorando a sinalização, ou promovendo o desvio de rota.

Acidentes em janeiro 

O número de ocorrências registradas pelo DMTT em janeiro de 2021 será concluído no final do mês. Porém, o Portal já noticiou graves acidentes de trânsito que terminaram em morte. No dia 1° de janeiro, três pessoas da mesma família morreram após o veículo que estavam ser atingido por outro.

No dia 8 deste mês, outro trágico acidente vitimou uma mulher carbonizada, após o veículo em que ela estava com o companheiro, perder o controle e colidir com a lateral de uma ponte na rodovia PA-275.

Na noite do último domingo (10), a colisão de três motocicletas terminou com o óbito de uma mulher.

Frota

Parauapebas tem, atualmente, uma frota de 106.525 veículos, conforme os dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No ranking do interior do Pará, a sua frente estão apenas Ananindeua (145,7 mil), Marabá (121,3 mil) e Santarém (107,3 mil). (Theíza Cristhine/Colaboração Ronaldo Modesto)