Correio de Carajás

Morte de coronel do Exército de Marabá é investigada em sindicância

Nesta quarta-feira, 20, o Blog Antagônico publicou uma extensa matéria em que relata o drama do coronel do Exército Josiberto Joel Oliveira Marinho, que atuava na 23ª Brigada de Infantaria de Selva em Marabá, e que morreu vítima de covid-19 em 9 de junho de 2021. Passados 10 meses, a família rompeu silêncio e uma sindicância foi aberta pelo Exército para apurar os fatos narrados.

A seguir, leia, na íntegra a reportagem do Blog e, no final, um texto enviado ao CORREIO DE CARAJÁS pela família:

“Hoje se comemora, em todo território nacional, o Dia do Exército Brasileiro. Mas, em Marabá, a família de um oficial não tem motivos para festa! Vejam só! O Exército instaurou sindicância para apurar as circunstâncias da morte do coronel Josiberto Joel Oliveira Marinho, comandante da Base Administrativa da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, que faleceu dia 09 de junho de 2021, no hospital Saúde da Mulher, em Belém, vitimado por covid-19.

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Após o falecimento, familiares do oficial apresentaram denúncia na 23ª Brigada apontando uma série de erros e contradições que contribuíram, decisivamente, para o óbito de Josiberto. Totalizados mais de 30 anos na ativa, podendo ir à reserva, o oficial optou por permanecer no serviço ativo do Exército. No ano de 2020, com o advento da pandemia de corona virus, atuou de forma presente nos comitês de organização de enfrentamento à pandemia, auxiliando na coordenação das ações conjuntas entre os atores governamentais e na ação do efetivo do Exército no Sul do Pará. No ano de 2021, assumiu o cargo de comandante da Base Administrativa.

No dia 14 de maio do ano passado, o coronel, segundo familiares, começou a sentir os primeiros sintomas da covid 19, tendo dado entrada no dia 18 no Hospital de Guarnição de Marabá (HGuMba), queixando-se de febre. No dia 21 de maio, o paciente fez a primeira tomografia, sendo internado em seguida. Dois dias depois, em 23 de maio, após uma alta equivocada, o paciente deu entrada novamente no Hospital Militar de Marabá, sendo encaminhado em seguida para a UTI de um hospital da Unimed. A partir daí começaram os problemas, com as primeiras tentativas de transferir o paciente, em UTI aérea, para um hospital de Belém.

No dia 25, o estado de saúde do coronel piorou e o mesmo foi entubado. Só no dia 26, o paciente foi transferido, em uma UTI aero móvel, para Hospital Saúde da Mulher. No dia 8 de junho, com quadro grave de congestionamento da atividade renal e depois de iniciar procedimento de hemodiálise lenta, o paciente teve uma parada cardíaca, vindo a óbito no dia seguinte, 9 de junho.

A família afirma que o Hospital Militar em Marabá foi negligente, uma vez que em passagem pelo (HGUMBA), o coronel foi atendido em consultas de triagem e, a despeito de febre intermitente, não lhe foi prescrito qualquer procedimento instrumental de exame para estudo e análise dos pulmões. Muito pelo contrário, um médico do hospital, que fez uma auscultação por estetoscópio simples – procedimento insuficiente para constatação de comprometimento pulmonar – afirmou, equivocadamente, que o paciente não tinha qualquer problema pulmonar.

A esposa do militar teria solicitado um exame mais minucioso, como a tomografia computadorizada, porém teve seu pedido rechaçado. No dia 21 de maio o paciente obteve finalmente uma prescrição de realização de um exame de Tomografia. Àquela altura, o nível de comprometimento pulmonar revelado pelo exame, em 75%, assombrou a equipe médica do Hospital Militar, que defendeu sua imediata internação e transferência sumária para hospital conveniado munido de UTI. O argumento era de que o alto grau de comprometimento pulmonar inspirava um cuidado extremo e a necessidade de UTI em caso de rápido agravamento

Na visão da família, o sistema de saúde do Exército na guarnição de Marabá lavou as mãos acerca da integridade física de seu oficial, não apenas negando a prescrição de um simples exame de tomografia, mas também não acolhendo-o em momento algum, transferindo-o, quando já em situação crítica, para unidade externa. O paciente foi transferido para o hospital da Unimed em Marabá, conveniado ao Fundo de Saúde do Exército (Fusex). Ali, internou-se em bom estado de saturação, respirando normalmente e caminhando.

Era a noite de 21 de maio.

A permanência no hospital da Unimed teve duração de sexta-feira, 21 de maio, a domingo pela manhã, 23 de maio, em cujo período houve uma sucessão de desencontros acerca do tratamento. O exemplo fulcral acerca dos equívocos levantados no tratamento do paciente na unidade da Unimed em Marabá foi lavrado na alta exarada na manhã do dia 23 de maio: o paciente, que dois dias antes deu entrada na unidade em razão de um exame de imagem de pulmão com evidência de altíssimo comprometimento pulmonar, pasmem, teve alta médica sem a realização de qualquer novo exame de imagem do órgão. Uma vez em casa, o paciente relatou ter sentido febre e desconforto respiratório na noite anterior à manhã da alta. Segundo sua descrição, sob alta temperatura corporal, teve sua saturação respiratória diminuída no decorrer da noite.

De forma explicitamente antiética, as comunicações Unimed-Hgumba-Brigada-família foram preenchidas por inverdades: entre outras coisas, afirmava-se que o paciente teria tido alta a pedido próprio, ou alta a pedido da família. Estas situações sequer existem enquanto jargão e prática médico administrativa, e sua utilização em si já configuraria grave erro médico. Todavia, tais pedidos, seja da família, seja do paciente, jamais existiram.

O paciente, uma vez fora do hospital e em companhia da família, enviou mensagem a seu chefe reafirmando não haver solicitado alta médica. A família não foi avisada da alta hospitalar.

“O plantonista, sabendo que a filha do paciente haveria de realizar visita ao hospital, mandou descer o paciente em cadeira de rodas à saída do hospital. A filha o encontrou desacompanhado e sem qualquer máscara ou aparato de proteção, donde o recebeu e levou à residência”.
Deitado de bruços sobre sua cama, apresentava chiado e gemidos ao respirar. Sob aplicação de oxímetro apresentou saturação de 84%. Diante de quadro tão grave, coube à família acorrer novamente ao hospital militar, onde foi imediatamente detectada a necessidade de terapia VNI (balão de oxigênio), possibilidade a qual o Hospital da Unimed sequer havia aventado.

Do Hgumba, o paciente foi mais uma vez mais encaminhado ao hospital da Unimed, de onde havia recebido alta 12 horas antes. A esta altura, a pele dos membros inferiores do paciente já se encontrava salpicada de pintas vermelhas, um sinal precoce de ocorrência de trombos coagulativos.

A permanência no Hospital da Unimed, agora já em caráter especulativo eivado de desconfianças, mostrou-se um processo de pura aflição à família. Era desejo dos familiares que o paciente, caso permanecesse em Marabá, fosse encaminhado ao Hospital Regional, o qual detém melhores recursos e expertise para lidar com casos graves de covid-19.

Assim, houve um agravamento no estado do paciente de domingo (23 de maio) a segunda-feira (24 de maio). Na manhã de segunda, a par da piora do estado do paciente, a família se mobilizou no sentido de propiciar a transferência a outra unidade com mais recursos. A comunicação com as instâncias de comando da Brigada conseguiu a transferência a Belém, muito embora o comando possuísse, alimentado por orientações de conselheiros médicos do Hgumba, a falsa concepção de que o tratamento auferido em hospital de alta complexidade da capital seria exatamente o mesmo daquele gozado na unidade da Unimed em Marabá.

De acordo com a família, as providências pertinentes à transferência a Belém foram baldadas, entretanto, pela opinião “equivocada e arbitrária” trazida por oficial médico do Hgumba – não por acaso um dos conselheiros da direção do hospital e, por conseguinte, do comando da Brigada – que sentenciou de maneira falaciosa que o paciente seria necessariamente entubado a fim de que pudesse ser transportado em UTI aeromóvel.

“Coincidentemente, tal profissional lembrou-se de corrigir a falsa sentença proferida apenas após o cancelamento da vinda da UTI aeromóvel, retificando o erro ao explicar que a equipe de remoção iria em realidade avaliar a necessidade de entubação para viagem.”
Diz a nota da família frisando que o paciente já possuía vaga para transferência ao Regional, que não se concretizou porque o médico plantonista José Rogério negou-se a produzir o relatório necessário ao seguimento da transferência, com o argumento de que a incumbência de produção do relatório caberia ao Fusex e não à unidade onde estava internado o paciente.

A família afirma que a negligência do Exército ficou evidente, uma vez que, em nenhum momento, foi aventada pelo Fusex e pelo sistema de saúde do Exército a transferência do militar para algum hospital de alta complexidade, como o Hospital das Forças Armadas, em Brasília, ou o Hospital Central do Exército, no Rio de Janeiro. O próprio hospital militar do Exército em Porto Alegre, assegurou vaga em UTI ao paciente, caso requerido. No entanto, o sistema de saúde militar optou pela transferência a Belém, onde o hospital do Exército (HgeB) não possuía mais UTI-Covid ativa e, portanto, deveria se proceder necessariamente a transferência a unidade hospitalar conveniada.

Coronel Marinho com esposa e filhos durante entrevista concedida ao CORREIO em abril de 2019

“Um dos conselheiros do diretor do hospital mencionou à esposa do paciente que o valor cobrado pelo acionamento da UTI aeromóvel (R$80.000,00), por elevado, representava alto custo ao sistema de saúde do Exército, além de incidir pesadamente em cobrança extra do fusex no contracheque da família do paciente”, disse um parente do coronel a O Antagônico.

A partir do domingo (dia 30 de maio), o quadro do paciente voltou a sofrer reveses sucessivos. Nesta mesma semana ocorreu o primeiro evento de desentendimento funcional entre família, Fusex/Hgumba e Hospital saúde da Mulher, HSM. Nesta primeira ocorrência, foi revelado à família uma dificuldade intransponível do HSM em obter do FUsex a autorização para realização de um exame de Tomografia por BioImpedância: o relato foi efetuado por médico durante o boletim à família, após vários dias e tentativas infrutíferas do HSM em obter a autorização do plano de saúde militar.

O imbróglio situava-se no argumento do Fusex de que o procedimento não encontrava-se na lista daqueles autorizados pela ANS (Agência Nacional de Saúde) para aprovisionamento do FUSEX. Foi apenas após negociações entre os comandantes generais da 23ª Brigada e da 8ª Região Militar, com a devida comunicação com autoridades em Brasília, que o procedimento foi autorizado.

A sequência de agravamentos da doença culminou com a sexta-feira (04 de junho), na qual obteve-se a notícia tétrica de que o paciente não apresentava sinais neurológicos. Na noite do dia 08 de maio, o paciente, depois de intenso sofrimento, teve parada cardíaca, sendo confirmada a morte no dia seguinte”.

A Reportagem do CORREIO solicitou nota sobre o assunto para a 23ª Brigada, que se comprometeu em órgãos superiores aos quais o Hgumba está sujeito. Todavia, até a publicação desta notícia nada foi enviado.

FAMÍLIA ENVIA NOTA AO CORREIO

Procurada pela Reportagem do CORREIO, a família do coronel Marinho confirmou as denúncias publicadas por O Antagônico, mas ressalvou alguns detalhes que estariam equivocados. Leia, a seguir, a nota enviada pela família.

“A família confirma as informações lançadas no Blog “O Antagônico”, que embora resumidas, retratam um pouco da realidade vivida à época em que nosso amado Coronel Marinho contraiu COVID-19.

Na oportunidade, gostaríamos ainda de retificar a cronologia da parte final da matéria, uma vez que Josiberto teve parada cardíaca na noite do dia 07 de junho de 2021 (e não 08 de maio como exposto).

Importante ressaltar que desde o dia 05 do referido mês, o Boletim Médico dado à família no Hospital Saúde da Mulher – HSM (Belém/PA) dava conta de dificuldades renais do paciente, sendo exposto que o mesmo precisaria passar por procedimento de diálise lenta (hemolenta).

Na manhã do dia 07, os membros da família que o acompanhavam na internação na capital, acreditavam que o importante procedimento tinha sido iniciado.

Somente na divulgação do BM daquele dia, aproximadamente às 18h, é que fomos informados que o FUSEX havia negado o pedido pelo procedimento. Perguntado se havia algo a se fazer que não dependesse da morosidade burocrática do fundo de saúde militar, o HSM informou que poderia ser efetuado o pagamento direto a eles, no valor de R$ 60.000,00, ao que a família, tanto em Belém quanto em Marabá, prontamente se mobilizou para a transferência da importância.

Infelizmente, após o envio de comprovantes para o setor administrativo-financeiro do hospital, fomos informados da parada cardíaca e reanimação de Joel, que agora teria que aguardar as próximas horas, estável, para que a diálise pudesse ser iniciada na manhã do dia seguinte (08/06/2021).

Assim foi, e Joel começou a ser submetido ao procedimento no dia 08. Todavia, previsto para durar por 03 dias, a hemolenta foi interrompida na trágica manhã do dia 09/06/2021, após nova parada cardíaca e a partida do nosso amado.

Isto posto, fica aqui reiterada a nossa revolta para com o tratamento dado a Joel (e certamente a mais diversos pacientes acometidos pela doença durante essa pandemia), uma vez que, sendo negado incialmente o pedido pelo procedimento de diálise, nem FUSEX e nem hospital conveniado tiveram a hombridade e empatia para avisar a família, que todo dia estava na porta da Casa de Saúde no aguardo de informações e boletim médico. É inconcebível tratar a vida humana com tamanho descaso, aguardando um horário fixo (nesse caso, a critério do HSM, entre 17h e 18h do dia) para passar informações importantes sobre o estado do paciente, num cenário onde cada minuto perdido pode ser determinante para continuidade da vida. Havendo possibilidade de outra solução financeira para o procedimento, após a negativa no âmbito militar (FUSEX), a família poderia ter feito o pagamento ainda na manhã do dia 07. E como pode ser interpretado da narrativa acima, Joel perdeu por volta de 24 horas até o início do tratamento.

Por fim, juntando-se a isso os fatos já descritos no Blog, principalmente quanto ao tratamento dispendido a Joel ainda em Marabá, tanto no hospital militar da Guarnição de Marabá, quanto no hospital Unimed, fica o nosso pesar ao ver que não são poucos os relatos semelhantes em conversas com conhecidos, levando-nos a pensar como a maioria dos brasileiros, no sentido de que a saúde em nosso país está falida, sem direção e, com raras exceções, cheia de pessoas negligentes.

Até quando perderemos nossos entes queridos pela burocracia imposta por quem não está na UTI, mas sim em sua sala climatizada, atrás de um computador? Até quando famílias inteiras serão destroçadas pela falta de compaixão de agentes de saúde, simplesmente por estarem acostumados com a “partida”?”

(Ulisses Pompeu com informações do Antagônico)