Correio de Carajás

Morre professor Daltro Silveira aos 79 anos

Morre professor Daltro Silveira aos 79 anos

Faleceu na terça-feira, dia 26 de novembro, o professor Geraldo Lopes Daltro da Silveira, mais conhecido por Daltro, histórico docente universitário em Marabá e responsável pela formação de várias gerações no curso de Matemática e outros relacionados, pelas disciplinas de que era titular. Ele tinha 79 anos, completados no último dia 3. Na data da morte estava em São Paulo, onde estaria num tratamento de saúde e passaria por cirurgia, mas a família não deu detalhes sobre a sua doença nem sobre a circunstância da sua morte. Ele deixa viúva a senhora Osmarina e órfãos três filhos do primeiro casamento.

A morte dele foi confirmada aos amigos de Marabá, onde ele sempre residiu, pelo também professor Abel Ferreira, que tanto foi aluno de Daltro, quanto seu colega na Ufpa, depois Unifesspa, Faculdade Metropolitana e antigo colégio Êxito. O mestre lecionou até os 70 anos na universidade pública e, depois disso, esteve no setor privado, enquanto teve energia para isso, mas já estava aposentado nos últimos anos.

“Ele certamente marcou a minha vida, as vidas daqueles que puderam conviver com ele e, acima de tudo, as instituições e programas por onde trabalhou. É uma notícia inesperada, mas a morte infelizmente surge a qualquer momento e por vezes leva as pessoas que nos são especiais. Ficam as recordações de um homem maravilhoso e profissional exemplar, que se doou e ensinou muito a todos nós, grandes matemáticos e outros profissionais que tiveram a honra de tê-los sidos discentes dele”, disse Abel Ferreira em sua postagem.

Leia mais:

Ferreira narra, ainda, que Daltro tinha verdadeira paixão pela docência no Cálculo, Geometria, Álgebra e Aritmética. “Meu querido professor Geraldo Lopes Daltro da Silveira, mal posso acreditar que você se foi. Hoje o mundo ficou um pouco mais triste e perdeu um pouco de sua sabedoria. Vou carregar comigo tudo que aprendi com você; as orientações, as recomendações, os ensinamentos e acima de tudo a sua grande amizade”, complementou.

Outros ex-aluno dele, Jose Roberto Rodrigues, comentou: “Grande professor. Fiquei triste de saber dessa notícia. Um professor que passou na nossa turma e que deixou saudades para todos nós. Descanse em paz, professor, abraços a todos da família e amigos e profissionais da educação”. (Da Redação)