Correio de Carajás

Moradores de Itupiranga sofrem com oscilações de energia

Durante a tempestade que aconteceu no final de setembro, residentes do centro da cidade têm sofrido com as consequências da queda de postes e fiações

Um vendaval de grandes proporções ocorrido no dia 30 de setembro, em Itupiranga, segue causando dores de cabeça para diversos moradores do centro da cidade, que se queixam de quedas e oscilações de energia que, mesmo após mais de 30 dias, ainda não foram solucionadas pela Equatorial Energia devido à situação de um transformador que foi danificado na tempestade.

Na ocasião, árvores caíram, casas foram destelhadas, bairros inteiros ficaram sem energia, devido à queda de postes e fiação. Além disso, em vídeos, os moradores registraram os pedaços de granizo caindo sobre as casas e os veículos. Vários locais do município só voltaram a contar com o fornecimento de energia elétrica na manhã do sábado (1º).

No entanto, desde então, itupiranguenses que residem no centro têm padecido com a energia sem qualidade. Segundo eles, apesar de técnicos da Equatorial terem reestabelecido a eletricidade, ela tem oscilado bastante e, mesmo comunicando a Equatorial sobre a conjuntura, os habitantes alegam não ter recebido retorno, chegando a contratarem eletricistas particulares.

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“Os profissionais pagos fizeram a medição da voltagem e relataram que, das três fases do transformador, apenas duas estavam funcionando. O fato de o equipamento ser antigo e não ter passado por manutenção recentemente, não consegue gerar energia adequadamente, já que todos os moradores estão ligados nas fases que ainda funcionam”, relata Letícia Álvaro, uma das pessoas que estão sendo prejudicadas com a situação.

A reportagem do Correio entrou em contato com a empresa Equatorial Energia nesta quinta-feira (3) e obteve como resposta a seguinte nota:

“A Equatorial Pará informa que enviará uma equipe técnica ainda nesta quinta-feira, 3, para levantar informações sobre o transformador que atende a Travessa São Félix, no Centro de Itupiranga. A distribuidora lamenta os transtornos e acrescenta que não medirá esforços para resolução do problema.” (Thays Araujo)