Uma manifestação realizada por parte da população de Itupiranga fechou a BR-230 no perímetro entre o município e a Agrovila, zona rural, na manhã desta quinta-feira, 28, por conta de uma intensa fiscalização realizada pelo Departamento de Trânsito do Pará (DETRAN), que resultou na apreensão de muitos veículos.
No entanto, o motivo da atuação dos agentes de trânsito é devido às documentações atrasadas e ausência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos proprietários dos veículos. Segundo a população, as fiscalizações começaram no último dia 19, terça-feira.
Por telefone, a Reportagem do Correio de Carajás conversou com um dos manifestantes, que se identificou apenas como Paulo, preferindo não revelar o sobrenome. Ele disse que os agentes abordam os condutores já com o guincho para levar os veículos, porém, confessou que as documentações estão atrasadas e outros simplesmente não possuem autorização para conduzir.
Leia mais:“Acho isso injusto, somos trabalhadores que precisamos de nossas conduções para exercer nossa profissão, para nos locomovermos. Isso prejudicou os comerciantes e principalmente os produtores da zona rural, então estamos fazendo essa reinvindicação para que o DETRAN saia de nossa cidade, pois está nos prejudicando”, argumenta Paulo.
Além disso, há parlamentares apoiando a manifestação, segundo Paulo, como o vereador Fábio Doido (PT do B) e Kairo Rodrigo Vieira Paiano (DEM).
A Assessoria de Comunicação do Detran foi contatada pela Reportagem para se posicionar. O Correio de Carajás aguarda o retorno do órgão para esclarecimento da situação. (Zeus Bandeira)