Um drama sem-fim que parece estar virando uma série da Netflix quase do tamanho de Grey’s Anatomy (16 temporadas e mais de 400 episódios). Assim pode ser comparada a novela da falta de energia em pelo menos três quadras da Folha 17, Nova Marabá. Em verdade, essa não é novidade para o marabaense, porque os problemas com o fornecimento de energia elétrica pela Equatorial se espalham em vários bairros da cidade.
Nesta segunda-feira (3), as quadras 8, 9 e 10 da Folha 17 passaram nove horas sem energia elétrica, das 10h às 19h.
Cansada de padecer sem eletricidade e de perder eletrodomésticos com queda de fase, a educadora Marilza Leite entrou em contato com o Correio de Carajás para denunciar os diversos apagões que amargam o dia a dia dos moradores daquela Folha.
Leia mais:Marilza contabiliza que na rua do Mini Box Cassiano, onde ela reside, só no segundo semestre de 2024 foram registrados 16 apagões, sem contar a quantidade de eletrodomésticos que queimara por conta da falta de energia. Os moradores ficam várias horas sem eletricidade e precisam ligar repetidas vezes para a Equatorial resolver a falha. Mas, até agora, nenhuma ação da concessionária foi suficiente para sanar, de vez, o problema.
Em contato telefônico com a reportagem, a educadora detalhou o apagão que ocorreu na segunda-feira, quando as quadras 8, 9 e 10 ficaram nove horas sem energia elétrica.
“Primeiro ficou meia fase, oscilando para queimar metade das coisas que a gente tem, depois apagou de vez. Só agora em janeiro foram três apagões”, desabafa.
Ela explica que na residência moram pessoas de 85 e 86 anos de idade e que toda semana falta energia naquela região.
NOTA DA EQUATORIAL
A assessoria de comunicação da Equatorial enviou uma nota no final da manhã desta terça-feira (4), com o seguinte teor:
“A Equatorial Pará informa que realizou a troca de condutores de média tensão da rede elétrica que atende a Folha 17 Qd 08, no bairro Nova Marabá, na noite desta segunda-feira, 3. O fornecimento de energia foi ocasionado por avarias nesses componentes de rede.
A distribuidora atua constantemente para realizar melhorias no sistema elétrico. No segundo semestre de 2024, profissionais da concessionária realizaram manutenção no alimentador que atende a localidade, com substituição de elementos e poda de vegetação que tocava na rede.
A Equatorial Pará reforça que, seguindo o cronograma de manutenção, as ações preventivas nessa rede continuarão ocorrendo, com a finalidade de garantir a retirada de todas as anomalias mapeadas, e melhorar a disponibilidade e qualidade do fornecimento aos clientes”. (Ulisses Pompeu e Luciana Araújo)