Correio de Carajás

Morada Nova realiza o 2º maior desfile

Desfile em Morada Nova foi o segundo maior dos 15 realizados no município/ Fotos: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os alunos de Morada Nova e São Félix foram às ruas, na última quinta-feira (05), para celebrar a Independência do Brasil. No desfile da Semana da Pátria, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria de Cultura e Lazer (Secult), contou com mais de 2.800 pessoas marchando pela Avenida Principal e representando 15 escolas e entidades diferentes, além de grande público que foi prestigiar o evento.

O tema deste ano, proposto pela Semed, é “Identidades Brasileiras: Lugares, Cores, Saberes e Sabores”. A secretária de educação, Marilza de Oliveira Leite, ressalta a importância do desfile na formação escolar dos alunos. “É um tema bem atual que valoriza a região e os costumes da nossa população. Destaca as riquezas do povo marabaense. Com toda sua diversidade. Esse resgate é muito importante para nossas crianças crescerem valorizando e preservando a nossa cultura miscigenada”, celebra.

Seguindo o tema geral, que busca valorizar a diversidade, a escola Paulo Umbelino Ferreira apresentou a temática “Brasil Junto e Misturado”. Foram 300 alunos do 1º ao 5º ano, que representaram todos os estados do país. “Trouxemos o frevo, o carimbó, representantes da aldeia Krakkatejê. Buscamos a maior diversidade possível, representando diferentes culturas”, conta a professora Patrícia Barbosa.

Leia mais:
Indígenas da aldeia Krakkatejê apresentaram dança no evento cívico

A estudante Ana Claudia, de 10 anos, disse estar contagiada pelo clima das apresentações. “Muito divertido, gostei bastante, o visual foi maravilhoso, teve toda atenção do mundo e amei demais estar nessa escola desfilando. A gente se descobre, se diverte, vê a alegria nos olhos, eu tenho orgulho de desfilar”, conta.

O Maestro da Banda de Música do São Félix, Maicon Lima, também agradeceu a participação. “Foi um desfile ótimo. É uma grande oportunidade para as crianças mostrarem seu talento. Foi bonito de ver e de participar”, ressalta.

O secretário de cultura, José Scherer, comemora o sucesso das apresentações. “Foi uma séries de atividades apresentadas na avenida que encantaram as pessoas. Temos 15 desfiles oficiais da prefeitura na zona rural e mais esse em Morada Nova e, no dia 7, o grande desfile na Avenida Antônio Maia”, conclui. (Fonte: Ascom PMM)

Mais

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço,…
Cruzamento na VS-10 causa graves acidentes de trânsito

Cruzamento na VS-10 causa graves acidentes de trânsito

Um cruzamento entre a Avenida VS-10 e a Rua Florita, na altura do Bairro Morada Nova, em Parauapebas, tem causado…
Sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia

Sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia

Sete em cada dez micro, pequenas ou médias empresas (73,4%) do país estão fazendo vendas online durante a pandemia do novo coronavírus.…
Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G

Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G

O Brasil já tem instalada a sua primeira antena rural destinada à quinta geração de internet (5G). A tecnologia funcionará,…
Defensoria recomenda vacina a pessoas presas de grupos prioritários

Defensoria recomenda vacina a pessoas presas de grupos prioritários

A Defensoria Pública do Pará (DPE) emitiu uma recomendação ao Governo do Estado para que as pessoas privadas de liberdade…
Comissão da OMS faz recomendações para evitar próxima pandemia

Comissão da OMS faz recomendações para evitar próxima pandemia

Um novo sistema global transparente deveria ser criado para apurar surtos de doenças, habilitando a Organização Mundial da Saúde (OMS)…