Correio de Carajás

Membros do Conselho de Cultura tomam posse e cobram fortalecimento do setor

Na noite desta terça-feira, 20 de março, o presidente interino da Câmara Municipal, Ilker Moraes, participou da cerimônia de posse dos conselheiros municipais de Política Cultural em Marabá. O cantor Clauber Martins abrilhantou a programação com apresentação musical de seu vasto repertório.

O evento aconteceu no Cine Marrocos, com a participação de dezenas de pessoas, entre as quais o prefeito em exercício, Pedro Corrêa Lima, os secretários municipais de Cultura e de Assistência Social, José Scherer e Nadjalúcia Oliveira.

Na ocasião, Ilker salientou a importância de fortalecer o segmento cultural do município, observando que há muitos produtores culturais, mas que falta a definição de uma política para que as ações do segmento sejam bem definidas e contemplem o máximo de artistas possível. “Estamos dialogando com a Procuradoria do Município para definição, também, do Conselho Municipal de Esporte e creio que estes dois setores não estão dissociados, podendo dialogar para fortalecer a imagem do município em outras regiões”, sustentou.

Leia mais:

Pedro Corrêa também elogiou a reativação do Conselho Municipal de Cultura e destacou que este é um segmento que merece uma atenção especial do Poder Executivo e do Legislativo porque destacam o que Marabá tem de melhor: sua gente e suas manifestações culturais. “Isso vende muito bem e temos aqui grandes profissionais em diversas linguagens artísticas. Creio que a partir de agora vamos democratizar ainda mais o apoio oficial para esse segmento”, destacou.

O Conselho Municipal de Política Cultural foi fundado em 1993, porém não teve atuação efetiva. Nesta gestão, ele é reativado com a função de ajudar a discutir as políticas culturais do município. Segundo o Secretário Municipal de Cultura e Presidente do Conselho, José Scherer, até então, a Secult executava o calendário dos eventos culturais de Marabá, mas agora, serão feitas reuniões regulamentares com a participação do conselho na elaboração do plano municipal de cultura, junto à Secult.

“Queremos ouvir os agentes culturais de Marabá, as suas instituições, para discutir a política cultural da cidade. Eles serão convidados a receber prestação de contas, opinar o que pode ser feito, quais os shows e o que pode ser melhor para os atores culturais da nossa cidade. Esperamos que os conselheiros sejam ativos, pois queremos fazer um bom trabalho e melhorar o nível cultural de Marabá”, explica Scherer.

Os conselheiros foram escolhidos após uma série de reuniões segmentadas por tipos de ações culturais, onde cada segmento definiu seus representantes, sendo um titular e um suplente. Representando a área de arte digital, a fotógrafa Nubia Suriane foi empossada na noite de ontem (19) e revela que o diálogo entre os conselheiros já está ativo. “Já temos um grupo onde discutimos ideias e vamos atrás de ações pra que elas aconteçam. A população de Marabá tem muito a ganhar”, conta.

Um incentivo a mais aos conselheiros vem através de um projeto de decreto legislativo, sancionado na Câmara Municipal, por meio do vereador Pedro Corrêa, com intuito de ajudar os movimentos culturais e esportivos no fomento da cultura. “É um desafio muito grande a cada conselheiro, pois eles que irão fomentar a cultura do município. Este projeto de lei já foi sancionado com apoio de todos os vereadores e vai ajudar esses movimentos culturais da cidade, através desse incentivo”, acrescenta Pedro Corrêa, que responde como Prefeito do município temporariamente. (Da Redação)