Correio de Carajás

Megaoperação fiscaliza caminhões de minério em Marabá

Em Marabá, na manhã desta quarta (24), motoristas de caminhões estão sendo abordados na BR-222, à altura da Folha 05, na Nova Marabá, em decorrência de uma megaoperação comandada pela Polícia Federal e com apoio do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Força Nacional. O objetivo é principalmente a fiscalização do transporte de madeira e de minério.

Segundo o agente Duarte, da Polícia Federal, a ação integra a Operação Verde Brasil II, deflagrada pelo Governo Federal para ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais direcionadas ao desmatamento ilegal e combate aos focos de incêndio na Amazônia Legal. Nesta quarta, entretanto, o alvo é o transporte de minério.

Agente Duarte garante que PF está firme no combate à extração ilegal de manganês

“Estamos aqui no combate ao transporte ilegal de minério, no caso o manganês. A gente tem observado que a operação tem sido um sucesso e a Polícia Federal está firme no combate a esse tipo de extração ilegal”, afirma. O agente acrescenta que os caminhões flagrados realizando o transporte de forma irregular estão sendo encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal para que seja feito o procedimento por crime ambiental.

Leia mais:

O capitão Thiago Ferreira, do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva (GAC), do Exército Brasileiro, informou que o combate aos delitos ambientais começou por volta das 7h30 com a montagem do ponto de bloqueio, que inclui a instalação de uma tenda, uma vez que a ação não tem hora para acabar. “A operação perdura durante período indeterminado”, diz.

Paralelamente à fiscalização dos produtos transportados, a Polícia Rodoviária Federal está analisando a documentação dos veículos e dos condutores, como explica o agente Samuel Rocha. “A depender do tipo de carga tem alguns documentos que são obrigatórios, como a nota fiscal e algumas licenças de transporte e de operação, o que varia muito do tipo de carga que o veículo esteja transportando”.

Agenda da PRF, Samuel Rocha informa que a documentação dos motoristas e caminhões está sendo avaliada

Motorista há 20 anos, Daniel Gomes saiu da Vila União, na zona rural de Marabá, transportando manganês com destino a Barcarena. Ele foi um dos condutores abordados pela operação, a qual avaliou positivamente. “É importante a gente andar atualizado, legal, porque chega aqui, passa e vai embora sossegado, tranquilo, eu acho bom”, declara, acrescentando acreditar que a ação também aumenta a segurança para aqueles que transitam na legalidade.

Daniel Gomes avalia positivamente a operação de fiscalização

No início do mês, dia 8 de junho, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, esteve em Marabá para acompanhar os trabalhos da Operação Verde Brasil. (Luciana Marschall, Evangelista Rocha e Josseli Carvalho)

Comentários