Durante a Semana do Folclore, Marabá se prepara para uma celebração cultural única: a Festa da Matinta Pereira. Com uma programação diversificada, que inclui concursos, contações de histórias, interpretações teatrais, rodas de conversa e até mesmo um baile temático, o evento promete enriquecer a cultura local e proporcionar momentos memoráveis para todos os que participarem, focada em uma das lendas nortistas mais fortes.
A festividade acontece na sede do SESC, localizada na Transamazônica, no núcleo Cidade Nova, e começa na quinta-feira (24), das 14h às 16h, com uma sessão de histórias sobre a lendária Matinta Pereira. Alunos, professores e o público são convidados a participar do concurso de contações, leituras dramatizadas e apresentações teatrais.
Os participantes mais cativantes serão premiados com um kit de livros e uma boneca Matinta, em uma competição que promete despertar a imaginação de todos.
Leia mais:O “Café para a Matinta” está programado de 16h às 18h, com uma roda de conversa imperdível. A reportagem deste CORREIO entrou em contato com uma das idealizadoras da celebração, Eliane Soares, que é professora e doutora em linguística pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e foi informada de que o evento contará com a presença da mestre em letras e escritora Cláudia Borges.
Segundo a poeta e contadora de histórias, a professora que há duas décadas interpreta a Matinta Pereira em eventos folclóricos como este, Marluce Caetano, será uma das atrações principais: “A mediação ficará por conta de Evilângela Lima, escritora e coordenadora da biblioteca Orlando Lima Lobo”, disse, acrescentando que a troca de ideias promete enriquecer o conhecimento sobre essa intrigante personagem do folclore brasileiro.
O ponto alto do evento acontece na sexta-feira (25), com o aguardado Baile da Matinta, que acontecerá no salão, entre 17h às 21h. A proposta é que os participantes venham vestidos como suas lendas favoritas e se entreguem aos ritmos paraenses, como carimbó, boi, brega e calipso. A caracterização mais autêntica será recompensada com um kit de livros e uma boneca Matinta, em uma competição que promete um desfile de criatividade e originalidade.
O evento é uma iniciativa do Sesc Marabá e com uma programação rica e diversificada, visa a celebração do folclore, estimulando o compartilhamento de histórias, a valorização das tradições e a criatividade da comunidade de Marabá, comemorando a riqueza do patrimônio cultural. (Thays Araujo)