Correio de Carajás

Cerca de 300 participam da 5ª Corrida Solidária da APAE

Corrida da APAE ocorreu na manhã de domingo e reuniu centenas de participantes solidários/Foto: Cristofer Bino

Na manhã de domingo (20) iniciaram as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A abertura aconteceu em grande estilo com a 5ª edição da Corrida Solidária da APAE Marabá, que contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel).

Cerca de 300 participantes realizaram o percurso de 5km da corrida que teve largada e chegada na sede da APAE Marabá, no bairro Novo Horizonte. A empresária Cora Watlz, 35 anos, foi uma das inscritas a apoiar a causa e aproveitar para realizar atividade física e se divertir com as amigas.

“Eu corro eventualmente quando tem, mas de forma super amadora. Achei a corrida ótima, super organizada com suporte de água. Um dos motivos que fez nosso grupo, eu e mais 5 amigas viemos, foi essa questão social da corrida”, comenta sorridente.

Leia mais:

Ela realizou a corrida em um percurso de 32 minutos. “Dentro da minha expectativa para quem corre de forma amadora, estou super feliz”, completa.

A corrida não tinha pódio, o importante era competir e se divertir. No entanto, uma das atletas mais rápidas a completar o percurso na categoria feminina foi Tainara Oliveira, de apenas 17 anos, que corre pela escola CMRio. Ela conta que iniciou a vida na corrida há apenas 1 ano e 7 meses e vem colecionando medalhas desde lá.

“Comecei no dia do meu aniversário, estava tentando, mas não dava certo. Daí teve uma corrida pelo CMRIo, não tinha expectativa nenhuma nem de concluir os 7 km. Acabei concluindo sem perceber. De lá para cá ganhei 14 medalhas de ouro, 2 de prata e uma de bronze. E agora estou feliz de ter feito o tempo mais rápido aqui”, ressalta a estudante e atleta que concluiu o percurso em 23 minutos.

O evento contou com música, café da manhã com frutas para os corredores repor a energia, entrega de medalhas e camisas aos participantes. Segundo Rodrigo Barroso, diretor de patrimônio da APAE, todas as vagas foram preenchidas e o evento ficou dentro das expectativas.

“Corrida foi um sucesso, todos admirados pela organização e dentro da nossa expectativa. Importante destacar o apoio das empresas que ajudam a realizar o evento, Fibralink, Prefeitura e todos os órgãos que participaram para incentivar o esporte e saúde”, complementa Barroso.

Na categoria masculina, o participante mais rápido foi Marcone Lima dos Santos, corredor profissional que prestigiou o evento. Ele concluiu o percurso com tempo de 17 minutos e 38 segundos. “Graças a Deus uma corrida boa, vim prestigiar o evento. Evento importante para mim, para a cidade. Satisfeito com meu tempo, com a estrutura e com o percurso”, conclui.