A maré alta provocou transtornos na capital paraense e no interior do estado. Um dos locais atingidos foi a orla de Ajuruteua, distante 36 km da cidade de Bragança, nordeste do Pará, e também a PA 458, no km 36, que dá acesso à praia.
Na capital, a área do Ver-o-Peso e Praça do Relógio ficou com as ruas alagadas. A água invadiu lojas e atrapalhou ainda o fluxo de veículos e de pessoas, principalmente pedestres que precisavam se arriscar ao atravessar a via em Belém. Um ciclista perde uma sandália na água.
A orla de Marudá, em Marapanim, também no nordeste paraense, ficou totalmente imersa a água.
Leia mais:As fortes ondas na praia da Princesa, na ilha de Algodoal, também causaram medo em quem mora no local. No vídeo é possível ver a água atingindo uma casa que fica na beira da praia.
Alerta amarelo: chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso ainda no domingo (10) alertando para o alto volume de chuvas (entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia), ventos intensos (40-60 km/h) para parte do estado do Pará, incluindo Belém.
Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Instituto orienta que, em caso de rajadas de vento:
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Previsão do tempo
De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), a temperatura máxima esperada para esta segunda-feira (11) é 27ºC na Grande Belém, e a mínima de 24ºC.
A previsão do tempo para a manhã é parcialmente nublado com possibilidade de chuvas no final da manhã.
À tarde, o tempo deve continuar nublado com previsão de chuva forte. E à noite, tempo nublado a parcialmente nublado, também com previsão de chuvas no início da noite.
(Fonte:G1)