Correio de Carajás

Audiência pública ouvirá sociedade sobre segurança no trânsito em Marabá

Ministério Público Estadual quer que entidades assinem pacto se comprometendo a implementar ações concretas para promover uma cultura de segurança viária

Promotora Lorena Miranda está à frente da 2ª Promotoria de Justiça de Marabá, responsável pela audiência pública/ Foto: Evangelista Rocha

Questões relacionadas à segurança viária e ao trânsito na cidade serão discutidas em uma audiência pública no dia 22 deste mês, em Marabá. Membros das instituições de fiscalização, Poderes Legislativo, Executivo e sociedade civil se reunirão para ouvir preocupações e sugestões da comunidade no Plenário da Câmara Municipal. O objetivo é promover um diálogo aberto e construir um pacto pelo trânsito seguro, visando melhorar a segurança viária e conscientizar a população sobre a importância do tema.

Durante a ocasião, as instituições serão convidadas a assinar um pacto pelo trânsito seguro, se comprometendo a implementar ações concretas para promover uma cultura de segurança viária.

E a participação da sociedade é fundamental para o sucesso do projeto “Trânsito Seguro: Educar para não infringir”. Portanto, o evento é aberto ao público, e o Ministério Público Estadual está mobilizando associações de bairro, representantes da comunidade e a mídia local para garantir uma ampla participação.

Leia mais:

A 2ª Promotoria de Justiça de Marabá, responsável por crimes de trânsito na região, surgiu em decorrência de mudanças na distribuição de competências entre as varas, como explica a promotora responsável, Lorena Miranda: “Esta reorganização concentrou os casos relacionados ao tráfego nessa Promotoria. Diante dessa nova atribuição, percebemos a necessidade de avaliar números, impactos sociais e desenvolver estratégias para lidar com a problemática”.

O entendimento central por trás da audiência pública é que o trabalho do Ministério Público não pode se limitar ao âmbito judicial. A promotora Lorena Miranda pontua que é preciso abordar questões extrajudiciais, envolvendo instituições ligadas à fiscalização de trânsito. O objetivo é fortalecer tanto as ações de fiscalização quanto de educação e conscientização da sociedade.

“Consciente da relevância da educação como ferramenta para a transformação de comportamentos, a promotoria iniciou o projeto Trânsito Seguro”, justifica ela. Tal projeto começou com a implementação de pequenas medidas, como a inclusão de palestras de conscientização como parte dos acordos penais relacionados ao trânsito.

As palestras, realizadas no auditório do Ministério Público Estadual, em Marabá, contam a participação de representantes de diversas instituições ligadas à fiscalização de trânsito em âmbito federal, estadual e municipal. As entidades fornecem materiais educativos sobre trânsito, contribuindo para a conscientização dos envolvidos nos acordos penais.

“Os resultados têm sido promissores, com os participantes demonstrando uma maior consciência sobre a gravidade dos problemas no trânsito. Mas, a Promotoria entende que a mudança de comportamento e a redução da violência no trânsito exigem esforços contínuos e abordagens multifacetadas”, reconhece Lorena Miranda.

É pensando nisso que a Promotoria decidiu realizar a audiência pública, com o propósito de ouvir as preocupações e sugestões da comunidade, buscando formas de melhorar a segurança viária em Marabá. O evento é apontado pela promotora como um instrumento crucial de participação social, permitindo que a sociedade contribua ativamente para a melhoria do trânsito na cidade.

(Thays Araujo)