Correio de Carajás

Maranhense se impõe e aplica xeque-mate

O último final de semana ficou marcado com a realização do IV Aberto do Brasil de Xadrez STD, com a etapa disputada em Marabá. O evento contou com participantes de representantes de cinco estados brasileiros e contou com premiações em dinheiro no valor de R$ 4,1 mil.

A abertura oficial teve direito a banda do Exército Brasileiro para a execução do Hino Nacional. Enxadristas de Marabá, Parauapebas, São Luís-MA, Imperatriz-MA, Augustinópolis-TO, Axixá-TO, Ponta Grossa-PR e São Paulo-SP chegaram à competição de olho no título. A organização do evento contou com participação da Associação de Xadrez de Marabá, Semel, Unifesspa, Confederação Brasileira de Xadrez e Federação Internacional de Xadrez.

O maranhense Edmundo Luz, de São Luís, foi o grande campeão. O enxadrista Allysson Chaves, de Parauapebas, surpreendeu e chegou em segundo lugar. Os dois competidores estão automaticamente classificados para as semifinais do Campeonato Brasileiro de Xadrez, que acontece este ano.

Leia mais:

O apoio da Semel aconteceu na viabilização de material esportivo, como tabuleiros, lonas peças de xadrez e adesivos; enquanto AXM providenciou local do evento, convite e inscrição dos participantes.

Os dez melhores classificados foram os seguintes:

Campeão: Edmundo Luz (São Luís) – Troféu

Vice-Campeão: Allysson Chaves (Parauapebas) – Troféu

3º lugar: Márcio Laranjeiras (Parauapebas) – Troféu

4º Lugar: Adriano Cunha (Parauapebas) – Medalha

5º Lugar: Israel Fillip (Imperatriz) – Medalha

6º lugar: Luiz Guilherme (Marabá) – Medalha

7º lugar: Suzana Chang (São Paulo) – Medalha

8º lugar: Antonio Wilker (Marabá) – Medalha

9º lugar: Valdecir Batista (Imperatriz) – Medalha

10º lugar: Werlles de Sousa – Medalha

 

(Márcio Aquino)