A seleção brasileira estreou com chave de ouro na Copa do Mundo 2022. Autor dos dois gols da vitória, Richarlison já virou um dos jogadores preferidos do marabaense. Se o primeiro tempo foi morno, o jogador incendiou os torcedores que acompanharam o jogo pela televisão.
E, como todo brasileiro, os marabaenses também deixaram a empolgação pela Copa do Mundo pra última hora. Dias atrás, as ruas com poucos enfeites anunciavam um certo desânimo. Balela! A torcida está confiante, e a vitória do Brasil contra a Sérvia garantiu ainda mais empolgação para o próximo jogo que acontece na segunda-feira, 28.
Após dois anos de restrições e distanciamento social, as pessoas voltaram a se reunir de uma forma mais empolgante. (E pode empolgante nisso!)
Leia mais:O Correio de Carajás acompanhou várias famílias, em diversos pontos diferentes da Marabá Pioneira, e a vibração dos gritos, as cores verde e amarelo na decoração, e o som dos apitos e buzinas anunciavam que era Copa outra vez. Não importa se o jogo estava sendo transmitido por um telão ou uma televisão pequena, todos estavam vidrados no jogo.
Na Avenida Marechal Deodoro, cerca de trinta integrantes de uma mesma família se reuniram para assistir ao primeiro jogo da seleção canarinho. De rostos pintados, crianças e adultos se misturavam na tensão e ansiedade por um gol do Brasil. “Nossa família é muito grande. Tudo a gente se reúne, e na Copa não é diferente. Enfeitamos a casa toda e estamos na expectativa pela vitória do Brasil”, disse Clarice Dias, 45 anos.
Em outro ponto do Bairro Santa Rosa, Antônio Jackson, de 61 anos, também reuniu a família – esposa, filhos, netos e genros – para assistir o primeiro jogo do Brasil. “Gosto de casa cheia, e hoje não seria diferente. Estamos aqui nervosos e vibrando pra que o Brasil ganhe”.
Uma das mais bonitas – e animadas – ruas da Marabá Pioneira era a Avenida Getúlio Vargas, no perímetro da Vila Canaã. Por lá, todos os moradores se reuniram para enfeitar e colorir o local de verde e amarelo. Dentro de casa ou calçada, todo mundo se reuniu para vibrar pela seleção.
O morador Geoeudes Costa conta que os moradores são uma verdadeira família e todos se empenharam para que a rua ficasse bonita na Copa do Mundo.
“Queria que as pessoas parassem de pensar que a nossa vila é um antro de criminalidade. Todo lugar tem erros, mas aqui tem muitas famílias. Por causa de uma minoria temos que pagar por todos?”, questiona, ressaltando que os moradores são julgados e discriminados na cidade.
Para mudar essa visão, Geo – como é conhecido – afirma que esse ano todo mundo está encantando com a decoração do local. “Toda Copa do Mundo a gente se reúne. Mas, esse ano nós caprichamos”.
Questionado sobre o melhor jogador da seleção, ele é enfático. “Neymar”.
O último ponto visitado pelo CORREIO na tarde de quinta-feira, 24, foi a Avenida Barão do Rio Branco, tradicionalmente conhecida por suas decorações e moradores tradicionais.
Sem soltar foguetes, os moradores utilizam da sirene para anunciar a festa e os gols. “Aqui na Barão não usamos foguetes. A cada gol é sirene”, explica Marcelino dos Santos, 60 anos.
Nascido e crescido no local, ele conta que por lá a animação é garantida. Em todos os eventos e festas as famílias se reúnem na rua para celebrar os bons momentos. “A seleção brasileira une o povo. E aqui na Barão estamos apenas começando. A cada jogo vamos inovar nas comemorações”, adianta.
Bom, se depender do marabaense a festa está garantida. Agora é com o time do Tite. Vamos aguardar o próximo jogo na segunda-feira, 28, a partir das 13 horas.