Correio de Carajás

Marabá vai receber pós-graduação em Cultura Material e Arqueologia

Especialização inédita será realizada com aulas híbridas numa parceria entre Fundação Casa da Cultura de Marabá e Universidade de Passo Fundo

Estão abertas inscrições para uma pós-graduação inédita em Marabá e região. Numa parceria entre a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e a tradicional Universidade de Passo Fundo (Rio Grande do Sul) está sendo ofertada uma especialização em Cultura Material e Arqueologia.

Segundo a presidente da Fundação Casa da Cultura, Vanda Américo, há um mercado aberto para profissionais dessas duas áreas afins na região de Carajás e na Amazônia de uma forma geral. Por isso, a FCCM buscou uma instituição de referência nesta área para ofertar as disciplinas com professores doutores.

Vanda Américo: “Todo o curso será ministrado por profissionais escolhidos entre os melhores currículos do Brasil”

As inscrições iniciaram no dia 15 deste mês e se estendem até o dia 1º de fevereiro de 2022. O início das aulas (remotas) está previsto para o dia 11 de fevereiro, às sextas-feiras e sábados. As disciplinas práticas serão ministradas de forma presencial, no mês de julho, na sede da Fundação Casa da Cultura de Marabá e na Serra das Andorinhas.

Leia mais:

O curso visa fornecer formações teóricas e práticas no campo da arqueologia e da análise, resgate/salvamento e conservação de sítios arqueológicos e acervos de cultura material como prédios antigos e partes históricas de cidades, por exemplo. Há, ainda, as competências básicas para o desenvolvimento de pesquisa arqueologia de campo.

Historiadores, engenheiros civis e arquitetos podem trabalhar pincipalmente na área dos estudos e levantamentos dos prédios e partes históricas e relevantes na cidade através da elaboração de projetos baseados nas concepções e interpretações da cultura material, nas exigências para a preservação e legislação do patrimônio, na educação patrimonial, e tópicos especiais voltados para o patrimônio da cidade.

E os demais profissionais das engenharias e Bio também possuem seu espaço na pós de arqueologia, pois as disciplinas de levantamento e cadastro de sítios arqueológicos I e II são extremamente ricas em materiais líticos (Geo) e orgânico (as Bio em geral).

“Todo o curso será ministrado por profissionais escolhidos entre os melhores currículos do Brasil, reconhecidos nas áreas que atuam, considerados cientistas de primeira linha”, diz Vanda Américo.

Com esse curso, os profissionais podem desenvolver relatórios minuciosos acrescentando conhecimento e fazendo ciência. O futuro especialista não vai ao mato cavar buraco, mas escavar buscando conhecimento. “Vamos formar uma mão de obra muito mais valorizada, qualificada e pronta para o mercado de trabalho”, garante.

O corpo docente do curso está formado por Maurício Hepp, Dr. pela UFMG; Klaus Hilbert, Dr. pela PUCRS; Filipi Pompeu, Dr. UFPEL; Silvia Peixoto, Dr. UFRRJ; Daiane Pereira, mestre UFMG; Renato Kipnis. Dr. SCC; Marciano Grokaliski, especialista FCCM; Jacqueline Alerta, Dr. UPF; Luiz Antônio Bolcato Custódio, Dr. do IPHAN. (Ulisses Pompeu)

 

 

Serviço:

O QUÊ: Especialização em Cultura Material e Arqueologia

QUANDO: de 11 de fevereiro a 31 de julho

INSCRIÇÕES: 15 de dezembro a 1º de fevereiro de 2022

INFORMAÇÕES: (94) 99242-0169 – www.upf.br/pos