Para um município com alto número de assassinatos, como é o caso de Marabá, o mês de março, que se encerrou no último domingo (31), pode ser considerado tranquilo. Ocorreram quatro homicídios no período. Para se ter uma ideia do que isso representa, em março de 2018 (mesmo período do ano passado), foram registrados nada menos de 11 assassinatos em Marabá, um número quase três vezes maior do que os atuais quatro casos do mês passado. Aliás, no Estado do Pará inteiro os números da violência aumentaram.
“Quatro vidas se foram de forma bárbara, mas olhando pelo aspecto técnico da estatística, principalmente no comparativo do mesmo mês no ano passado, a gente observa um declínio grande de homicídios aqui na nossa cidade”, declarou o delegado Vinícius Cardoso das Neves, durante coletiva com a Imprensa de Marabá.
O delegado observou que algumas medidas que têm sido tomadas pelas autoridades policiais vêm contribuindo para essa redução. “Isso é resultado de um trabalho investigativo da Delegacia de Homicídios, da Polícia Civil, aqui de Marabá, bem como da integração de outros órgãos”, assegura Vinícius Cardoso.
Leia mais:Ainda de acordo com ele, as operações integradas, como a que ocorreu no final de semana, com várias abordagens e apreensões, podem até causar certo incômodo à população, mas é esse trabalho ostensivo, aliado ao investigativo, que está diminuindo a criminalidade em Marabá.
OUTROS DADOS
Por outro lado, o 2º Comando de Policiamento Regional (CPR-II) também divulgou dados referentes ao mês de março, cujo resultado foi considerado ótimo, no Índice de Criminalidade do 2º Comando de Policiamento Regional (CPR II). A redução total foi de 22% em homicídios e 42% em roubo, dentro da região de abrangência do CPR, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado, em entrevista coletiva realizada no Carajás Centro de Convenções “Leonildo Borges Rocha”, o Pará reduziu, em 17%, o número de homicídios registrados em todo o Estado no mês de março de 2019 em comparação ao mês de março do ano passado. A diminuição dos índices representa a preservação de 47 vidas, visto que o número deste tipo de crime caiu de 282 mortes em 2018 para 235 ocorrências este ano. Essa é a segunda redução de homicídios mais significativa registrada no mês de março desde 2010.
De acordo com Uálame, os crimes de latrocínio apresentaram redução de 50% no mês de março deste ano, em comparação a março do ano passado. No ano de 2018, o número correspondeu a 12 ocorrências. Neste ano, seis ocorrências foram registradas. Nos casos de roubos, no Pará, houve uma redução de 34%, com 3.464 casos a menos neste ano. Os registros apontam 10.131 ocorrências em março de 2018 e 6.667 em março de 2019. Também é a segunda melhor taxa de redução de roubos comparando todos os meses de março, desde 2010.
“A determinação do governador Helder Barbalho é que a transparência seja o Norte das nossas ações, por isso, estamos aqui para apresentar os dados, sejam eles negativos ou positivos”, salientou Uálame Machado.
Os números de roubos a transeuntes tiveram uma redução de 36% em todo o Pará, com 8.455 casos em março de 2018 e 5.425 em março de 2019, resultando em uma diminuição de 3.060 ocorrências. Já os dados de roubos a veículos apresentaram diminuição de 61%, 729 e 285 casos nos meses de março dos anos de 2018 e 2019, respectivamente, o que resultou em 444 ocorrências a menos. Os roubos a coletivos tiveram redução de 65%. Nos meses de março de 2018 e 2019, o Pará computou 156 e 55 ocorrências, respectivamente, apresentando diminuição de 101 casos. (Chagas Filho com informações da Assessoria de Comunicação da Segup)