Hasteando o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Marabá vai ser realizada no próximo dia 3 de maio, uma sexta-feira, na Escola José Mendonça Vergolino, no Núcleo Marabá Pioneira.
O evento faz parte da primeira etapa da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que vai acontecer entre 19 e 22 de novembro deste ano, em Brasília.
Em sua programação, a conferência marabaense terá suas discussões divididas em quatro eixos temáticos que giram em torno das dificuldades e carências não só da saúde pública do município, mas de todo o país.
Leia mais:Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde são o primeiro fundamento. Seguido do diálogo sobre o trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.
Também haverá discussão sobre a educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde. E por fim, serão abordadas as diretrizes para a Formulação da Política Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde em todo Estado do Pará.
Ao final do evento serão aprovados, pelo Conselho Municipal de Saúde, o regulamento e a proposta de regimento interno da conferência.
SAIBA MAIS
A 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde foi convocada pela resolução nº 724 do Conselho Nacional de Saúde em novembro de 2023. Ela será realizada nas seguintes etapas:
I – Etapa Municipal/Regional: fevereiro, março e abril de 2024;
II – Etapa Estadual/Distrital – maio e junho de 2024;
III – Conferências Nacionais Livres – até o final da Etapa Estadual/Distrital; e
IV – Etapa Nacional – de 19 a 22 de novembro de 2024.
(Luciana Araújo)