Correio de Carajás

Marabá tem novo Dia “D” alcançar a meta

Campanha de vacinação foi estendida em todo país para este sábado/ Foto: Josseli Carvalho
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretária Municipal de Saúde de Marabá resolveu abrir os postos neste sábado (1º) para vacinar crianças de um a quatro anos de idade contra a poliomielite e o sarampo. O município corre contra o tempo para atingir a meta vacinal preconizada pelo MS: 95% do público-alvo. Até o momento, foram aplicadas na cidade 15.369 (75,7%) doses contra a poliomielite e 15.012 (75,7%) contra o sarampo, das 19.831 crianças aptas a receberem a imunização. Os dados são divulgados pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, do DATASUS, e atualizados diariamente.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a pólio e o sarampo foi iniciada no dia 6 de agosto e tinha prazo para terminar ainda nesta sexta-feira (31). Porém, como somente três estados (Amapá, Rondônia e Pernambuco) conseguiram atingir a meta, o Ministério sugeriu que as regionais estendessem a imunização para o sábado (1º), que vai funcionar como um segundo “Dia D”, de mobilização nacional.

Em Marabá todas as Unidades Básicas de Saúde ficam com as portas abertas das 8h às 14 horas, enquanto outras equipes da SMS vão realizar a vacinação itinerante em áreas mais distantes e estratégicas da cidade.

Leia mais:

Para que a população saiba a localização desses pontos de vacinação, que vão mudar ao longo do dia, um carro de som percorrerá os bairros levando a informação aos moradores. Para que todos recebam as doses, as crianças que nunca foram vacinadas contra a poliomielite recebem a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que é injetável.

Enquanto as crianças menores de cinco anos, que já tomaram uma ou mais doses, recebem a Vacina Oral Poliomielite (VOP), mais conhecida como “gotinha”. Quanto à imunização contra o sarampo, todas as crianças de um a quatro tem que s ser vacinadas com uma dose da Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido imunizadas nos últimos 30 dias.

COBERTURA

A melhor cobertura vacinal, em Marabá, está na faixa etária de quatro anos de idade, que soma 4.749 crianças. Contra a pólio foram 4.445 (89,4%) doses aplicadas e contra o sarampo foram 4.329 (87%). Em seguida vêm as crianças de três anos (5.016), sendo que 3.922 (78,2%) foram vacinadas contra a poliomielite e 3.847 (76,7%) contra o sarampo. Dentre as meninas e os meninos de dois anos (5.092), 3.629 (71,2%) já foram imunizados contra a pólio e contra o sarampo, são 3.560 (69%) vacinados. O menor índice de vacinação está entre os mais novos, já que dentre as crianças de um ano (4.749), apenas 3.373 (71%) recebeu doses contra a poliomielite e 3.276 (69%) contra o sarampo.

Para a enfermeira chefe da Coordenação de Imunização do município, Crissiana Dias, é preciso que as pessoas se conscientizem da importância dessa campanha e levem os filhos até os pontos de vacinação. “Queríamos convidar todos os pais para levarem os seus filhos ainda essa semana, que é a última da campanha, para que procurem o posto de saúde. É a nossa chance de cumprir a nossa meta e deixar o nosso município prevenido”, alertou.

Em todo o Brasil, 10 estados estão abaixo da média nacional de 80% das crianças vacinadas. O Rio de Janeiro foi o que apresentou menor índice de imunizados, seguido por Roraima, Distrito Federal, Amazonas, Acre, Pará, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Em todo o país, até esta sexta-feira (31), mais de 18 milhões de doses das duas vacinas tinham sido aplicadas. (Nathália Viegas)

 

Mais

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira (17) os espaços de eventos ficam autorizados a funcionar em Marabá. O decreto nº 196,…
Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, inicia a Consulta Pública promovida pela Câmara Municipal de Marabá, para que a população…
Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá informa que, neste final de semana, sábado (15) e domingo (16), ocorrerá uma…
Post usa notícia de 2019 para parabenizar Bolsonaro por acordo Mercosul-UE, mas negociações estão paradas

Post usa notícia de 2019 para parabenizar Bolsonaro por acordo Mercosul-UE, mas negociações estão paradas

Investigado por: Verificado por:    É enganosa uma publicação no Facebook do dia 9 de maio de 2021, em um…
Estado regulariza cerca de 2.500 lotes dos bairros Liberdade e Independência

Estado regulariza cerca de 2.500 lotes dos bairros Liberdade e Independência

A Companhia de Habitação do Estado do Para (Cohab), ligada ao Governo do Estado, está trabalhando de forma célere para…
Filhote de jacaré surge em bueiro aberto na Folha 6

Filhote de jacaré surge em bueiro aberto na Folha 6

Um morador nada comum deu o “ar da graça” e surpreendeu a população da Folha 6. Um filhote de jacaré…