Na tarde desta quinta-feira (9), um grande aparato policial foi mobilizado em Marabá, entre o Aeroporto João Rocha, na Cidade Nova, até a agência do Banco do Brasil da Folha 32 (Nova Marabá). Pelo menos uma dezena de viaturas escoltou quatro caminhões baú da empresa Granero. A operação chamou atenção na cidade porque mobilizou as forças de segurança.
Participaram da escolta dos caminhões, viaturas com agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil. O comboio saiu do aeroporto pela BR-230 (Transamazônica) e, ao chegar na Folha 32, agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) já haviam montado barricadas, com grades, em frente à agência, para garantir o descarregamento seguro na agência do Banco do Brasil.
Nenhuma autoridade deu entrevista para falar qual era o conteúdo que estava sendo transportado. Mas a maioria das pessoas imaginou se tratar de dinheiro em espécie. Acontece, porém, que, segundo uma fonte da Caixa Econômica Federal (CEF), a Granero não é autorizada a transportar valores.
Leia mais:Ainda de acordo com a mesma fonte, os caminhões baú estavam transportando possivelmente cofres fortes ou terminais de caixa eletrônico, mas não dinheiro.
Esse equipamento é levado para o Banco do Brasil da Folha 32, porque, além de ser uma agência, lá também funciona o Setor de Retaguarda e Tesouraria (Seret) do Banco do Brasil. (Chagas Filho, com informações de Josseli Carvalho)