Correio de Carajás

Marabá reduziu número de crimes pela metade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
1 Visualizações

O tenente-coronel Sérgio Ribeiro, subcomandante do Comando de Policiamento Regional (CPR) II, informou ao Correio de Carajás uma redução de cerca de 50% em homicídios, roubos e latrocínios registrados no município de Marabá no mês de julho, em comparação ao mesmo período do ano passado.

A informação foi repassada por ele em reunião realizada na última semana, com órgãos de Segurança Pública estaduais e municipais, na sede do comando. “Esta reunião, basicamente, é para mostrar os nossos índices de produtividade do mês de julho, bem como as reduções comparativas com o ano passado. A gente conseguiu reduzir significativamente os crimes em cerca de 50%”, declarou.

Ele frisou que essa redução pode ser explicada pela união entre os órgãos no combate à criminalidade. “Foi fruto justamente dessa parceria entre a Polícia Militar e os demais órgãos que compõem o sistema de Segurança Pública, quer seja a Guarda Municipal, o DMTU, todos nós juntos conseguimos fazer um trabalho de segurança que resultou nessa diminuição, cada um dentro dessa da sua competência”, observou.

Leia mais:

Nesta segunda-feira (10), a nível estadual, a Secretaria de Segurança Pública informou ter alcançado em um ano redução de crimes superior à prevista para o prazo de quatro anos – 2019 a 2022. A meta era reduzir a criminalidade em 14% até 2022, uma média de 3,5% ao ano, porém, a queda no índice de criminalidade foi de 30% já em 20198. Nos primeiros meses de 2020 a criminalidade violenta caiu a média de 25% no período acumulado, sobre a redução já atingida em 2019, em todo o estado.

Além de apresentar os dados, destaca o tenente-coronel Sérgio Ribeiro, a reunião foi aproveitada para que sejam programadas as próximas ações. “A gente sai dessa reunião convicto que tem que continuar fazendo nossas ações, porque mostramos que os índices estão caindo”.

Tenente-coronel Sérgio Ribeiro garantiu que a PM segue fiscalizando contenção da covid-19

COVID-19

José Luiz Junior, técnico da Vigilância Sanitária, participou do encontro apresentando uma avaliação da trajetória de coronavírus em Marabá, mostrando indicadores e fazendo a avaliação de como está o cenário atual. Ele explica que o Decreto 95, publicado na última semana pelo prefeito Sebastião Miranda, flexibilidade mais as medidas, permitindo a abertura de bibliotecas, espaços kids e também estendendo horário de funcionamento de estabelecimentos como shoppings e bares e restaurantes, que agora podem ficar abertos até meia-noite.

“A flexibilização não significa que a população não precise continuar com os cuidados de transmissão da covid-19. É importante ainda o álcool em gel, manter o distanciamento nas filas, evitar as aglomerações… são regras importantes para que a gente continue diminuindo a quantidade de casos e de óbitos no município”, declarou.  

O tenente-coronel Sérgio Ribeiro acrescentou que os órgãos de segurança continuam fiscalizando as medidas de contenção do coronavírus. “Quando a gente aceitou viver em sociedade, a gente acatou cumprir determinadas regra que podem até ser incômodas, chatas, mas são regras feitos para viver em sociedade. A gente tem que cumprir a lei. Se a pessoa não quiser usar máscara, mas tem um decreto dizendo que tem que usar, então tem que usar, não tem jeito. A gente vai cobrar e os órgãos municipais vão cobrar. A gente vai fazer a nossa parte”, garantiu.

Conforme ele, os comandos têm repassados aos policiais militares que estão nas ruas a importância de interagirem com a comunidade neste sentido. “A gente frisa que eles usem de todos os argumentos para convencer as pessoas a seguirem a lei e a gente também tem que usar o poder do estado pra poder valer o ordenamento jurídico. A orientação que a gente dá é a de fazer cumprir a lei e que dê exemplo, que a gente trabalhe também com o exemplo”, finalizou.  (Luciana Marschall e Josseli Carvalho)

Comentários
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais

Condutores alcoolizados provocam acidentes e mulher é detida

Condutores alcoolizados provocam acidentes e mulher é detida

Frequentemente, a ingestão de bebida alcoólica provoca acidentes no trânsito, ocasionalmente com vítimas fatais. Nesse último final de semana, Conceição…
Após outro crime de sniper em Marabá, polícia faz mistério

Após outro crime de sniper em Marabá, polícia faz mistério

Ainda causa grande repercussão em Marabá, o assassinato do ex-policial militar Júlio Jhonne Costa Silva, 31 anos, ocorrido no início…
Jovem agride mulher e é detido no Bairro Betânia em Parauapebas

Jovem agride mulher e é detido no Bairro Betânia em Parauapebas

Na noite deste domingo (11), a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de violência contra a mulher…
Após matar a mulher, homem recebe PM a tiros e é morto

Após matar a mulher, homem recebe PM a tiros e é morto

Na madrugada de hoje (12), Donato da Cruz, de 34 anos, morreu durante troca de tiro com militares lotados no…
Homem é liquidado na porta de casa, em Nova Ipixuna

Homem é liquidado na porta de casa, em Nova Ipixuna

Um homem foi encontrado morto, na manhã de domingo (11), em uma propriedade rural, no município de Nova Ipixuna. A…
Polícia prende agressor de mulher

Polícia prende agressor de mulher

Neste domingo (11), a Polícia Militar recebeu uma denúncia de violência contra a mulher no Bairro Nova Carajás, em Parauapebas,…