Nos dias 22 e 23 abril, Marabá irá receber o espetáculo de teatro ao ar livre “A Paixão de Pierrô – nas lendas de uma paixão” que está incluída na programação oficial de comemoração do aniversário de 110 anos da cidade. A abertura do espetáculo contará com apresentação do Grupo Cultural Mayrabá. O evento será em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, na Marabá Pioneira, que possui classificação livre e é gratuito.
O show é um espetáculo interativo, lúdico e mágico que conta a história da batalha entre tradição e modernidade, folclore e tecnologia, enquanto mergulha nas nuances de uma paixão que inspirou a arte em todo o mundo durante séculos.
“O texto fala da paixão do Pierrô pela Colombina, história que vem desde os primórdios de comemorações antigas já registradas em artes cênicas no mundo, mas agora costuradas dentro das lendas do Pará, passando por imaginários da região”, explica o produtor cultural do espetáculo, Olívio Rafael.
Leia mais:Ele garante que os espetáculos terão muita dança, música, apresentação circense e representação. A encenação é costurada com números de circo e dança, com bailarinos, artistas circenses e um coro de vocalistas. A peça traz a questão da pantomima, expressão teatral que faz o menor uso possível de palavras.
“É uma peça, teatro musical construído em cima de métodos da dell’arte que foi um dos primeiros métodos utilizados nas artes cênicas. Traz abordagem muito interessante com a questão da pantomima, expressão através de gestos. E teremos uma novidade que é surpresa e não podemos falar, mas fará com que o público que esteja assistindo tenha cada um sua interpretação à sua maneira”, ressalta Olívio.
Artistas da região
A peça é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Equatorial Pará e apoio da Prefeitura de Marabá através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Apesar da peça estar sendo trazida por produtores de outros estados, todos os artistas que participaram do espetáculo são da região.
“Todo o elenco foi montado com audição aqui em Marabá, com atores da terra. A intenção do projeto é o intercâmbio cultural entre um diretor artístico de fora, misturado com a cultura daqui”, explica Olívio. A peça conta com seis atores, dois artistas circenses, oito dançarinos e tem uma novidade bem legal. Serão escolhidas mais duas peças que sairão de oficinas que serão realizadas a partir de segunda-feira, 17.
Oficinas
As oficinas de teatro acontecerão nos dias 17, 18, 20 e 21 a partir das 15h, na sede da Companhia de Dança Yaguara, na Marabá Pioneira, e trará técnicas de teatro básico e técnicas da peça teatral que será realizada. Qualquer pessoa pode participar, sem necessidade de inscrição prévia.
Serão trabalhados textos que fazem parte da peça teatral para que possa ser feita a seleção de duas pessoas que receberão figurino, farão ensaio de marcação junto com todo o elenco e participarão da apresentação. “Você recebe instrução e terminando pode estar no mercado de trabalho. Para quem quer dar o primeiro passo é uma boa oportunidade”, reitera. (Osvaldo Henriques)