Correio de Carajás

Marabá receberá ação para emissão de carteira de identidade

Foto: Talisson Lima/Ascom PCCA

O público-alvo é para pessoas com agendamento até fevereiro de 2022. Ação será na escola Anísio Teixeira a partir da segunda-feira (4)

 O Registro Geral, ou o RG, é o principal documento de identificação do cidadão brasileiro. Sem ele não é possível fazer cadastros em programas sociais do governo federal, realizar concurso público, conseguir emprego, fazer cadastro para realização do Enem, entre outros. Enfim, é o documento de existência do cidadão.

O órgão responsável pela emissão do documento em cada estado é a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), que designa a Polícia Civil para realizar os cadastros, até mesmo para posterior consultas sociais e de segurança do cidadão.

Por isso é grande a procura pelo documento, quer seja para tirar a primeira via, quer para emissão da segunda via, visando procurar manter o documento sempre atualizado.

Leia mais:

Atualmente para se conseguir emitir uma nova RG é preciso acessar o site da Polícia Civil (https://agendamento.policiacivil.pa.gov.br/public/) para fazer o agendamento.

Entretanto, os cidadãos marabaenses que já fizeram agendamento e estão com data marcada para fazer o registro em fevereiro de 2022 terão uma grande oportunidade já nesta próxima semana.

Marabá vai realizar a partir da próxima segunda-feira (4) uma ação de emissão de carteira de identidade. O público-alvo é para pessoas com agendamento até fevereiro de 2022. O serviço vai acontecer a partir de 8h na Escola Anísio Teixeira, localizada na Av. Nagib Mutran, núcleo Cidade Nova.

Os documentos necessários são certidão de nascimento, duas fotos recentes 3 x 4, comprovante de residência e comprovação dos documentos que desejam ser incluídos no RG (como CPF por exemplo).

A iniciativa é da Secretaria Regional de Governo em parceria com a prefeitura municipal de Marabá e a Polícia Civil do Estado do Pará.

NOVO MODELO

Desde agosto de 2020, a Polícia Civil do Pará começou a emitir a nova versão da Carteira de Identidade. A emissão do novo RG está disponível em todos os postos de Belém e do estado e poderá ser solicitada por quem vai emitir pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via. Os documentos no modelo antigo continuarão valendo.

 

Entre as mudanças no novo RG estão a dimensão reduzida e os dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação.
Entre as mudanças no novo RG estão a dimensão reduzida e os dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação. | Talisson Lima/Ascom PCCA
 

 

Segundo Jorge Almeida, diretor de identificação da Polícia Civil do Pará, entre as mudanças no novo RG estão a dimensão reduzida e os dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação. “É com muita alegria que damos esse grande passo para implantação do novo modelo da carteira de identidade. Esse novo modelo é de menor tamanho, mas com dispositivos que vão aumentar a segurança contra falsificações”, destacou Almeida.

 

 

 

(Fonte:DOL)

Comentários

Mais

Levada Louca levou a melhor entre o grupo B

Levada Louca levou a melhor entre o grupo B

Diferentemente da dinâmica de última hora, adotada pela Liga Cultural de Marabá entre as equipes do grupo A após fala…
Ponte e Tecnored vão gerar 3.600 empregos em Marabá

Ponte e Tecnored vão gerar 3.600 empregos em Marabá

Durante reunião com representantes da Vale nesta quinta-feira, 30 de junho, os membros da Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de…
Rádio Correio FM comemora 5 anos com blitz recheada de prêmios

Rádio Correio FM comemora 5 anos com blitz recheada de prêmios

O primeiro sábado de julho, 2, é tido como o pontapé inicial do verão amazônico em Marabá. Marcando a data,…
Anatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celular

Anatel faz consulta pública para padronizar carregadores de celular

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza consulta pública para definir requisitos técnicos para padronizar carregadores de telefones celulares no…
Brasil tinha 544 mil policiais militares, civis e bombeiros em 2020

Brasil tinha 544 mil policiais militares, civis e bombeiros em 2020

O Brasil contava com ao menos 480 mil policiais civis e militares na ativa, em 2020. A informação consta da…
Ex-prefeito de Cumaru é encontrado morto dentro de casa

Ex-prefeito de Cumaru é encontrado morto dentro de casa

O ex-prefeito, Ronaldo Aquino Bonfim, o “Bem-te-vi”, de 63 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa, em Redenção, no…