Correio de Carajás

Marabá: Pré-vestibular da Estação Conhecimento prepara mais de 130 pessoas para o Enem

Com atividades em três polos do município, o projeto oferece aulas gratuitas para estudantes que querem ingressar na universidade

Aulas acontecem em três polos de atendimento /Crédito: Acervo Estação Conhecimento Marabá

Três vezes por semana, Maria de Fátima Pereira, de 69 anos, caminha até a Estação Conhecimento Marabá, no núcleo São Félix, para participar das aulas do “Educa EC”, iniciativa da Estação Conhecimento Marabá viabilizada por meio de uma parceria entre a Fundação Vale, a Vale e a empresa POSCO, que em 2023 está em sua segunda edição. O objetivo principal é ajudar estudantes do município, especialmente de escolas públicas, a ingressarem no ensino superior e, hoje, já são três polos de aulas gratuitas que contribuem com a preparação de mais de 130 pessoas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Uma delas é Maria de Fátima, que sonha ser aprovada na graduação de Serviço Social. Ela conta que a rotina de estudos é intensa e que precisou abrir mão de muitas atividades para acompanhar o conteúdo. “Antes, eu fazia zumba quatro vezes por semana e visitava muito os amigos. Esse ano eu falei que não vou para lugar nenhum. Só para a distribuição de sopa, que participo de 15 em 15 dias, e para a aula. Para passar na prova, além de ir para o cursinho, estudo todos os dias em casa, inclusive aos finais de semana. Não é fácil porque são muitas informações. Eu quero ser assistente social para ajudar as pessoas”, comenta a aluna.

Narciza Costa frequenta o Educa EC na escola estadual Dr. Gabriel Sales Pimenta, localizada no núcleo Morada Nova. A estudante de 17 anos planeja concorrer a uma vaga no curso de Medicina e diz que tem gostado bastante. “Está sendo muito boa a experiência. Para nós, que não temos acesso a cursos particulares, é uma ótima oportunidade”, conta.

Leia mais:

Segundo Audileide Oliveira, diretora da Estação Conhecimento Marabá, a iniciativa contribui para o acesso à educação em Marabá. “Ao preparar estudantes de baixa renda para o ingresso em instituições de ensino superior, o ‘Educa EC’ contribui para a democratização do acesso ao ensino superior. Com isso, favorece o protagonismo, a inclusão e o desenvolvimento do território”, afirma a gestora.

Erika Rocha dos Reis é professora de Matemática no curso. De acordo com ela, tem sido gratificante participar da iniciativa. “Uma das minhas motivações é saber que um dia já estive na mesma situação deles. Fui aluna de escola pública e minha família é de baixa renda. Sempre que podia, participava de projetos como este que a Fundação Vale está disponibilizando para os nossos alunos. Assim como eles, eu não tinha condições financeiras para pagar um cursinho particular. E hoje eu posso dizer que consegui alcançar meus objetivos e sei que eles também conseguirão”, argumenta a professora.

COMO FUNCIONA

O formato do curso pré-vestibular varia de acordo com o local das aulas. Na turma da Estação Conhecimento, os encontros acontecem às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 21h, atendendo estudantes que se preparam para o Enem.

Fora da Estação, as aulas são ministradas na forma de intensivo, com a abordagem de um único tema por encontro. Elas acontecem aos sábados, das 14h às 18h, sendo um dia na escola estadual Walkise Vianna, no núcleo São Félix, e outro na escola estadual Dr. Gabriel Sales Pimenta, em Morada Nova.

A participação no curso é aberta. Isso significa que as inscrições podem ser feitas a qualquer momento. Podem participar pessoas que estejam cursando o ensino médio em escola pública, a partir do segundo ano, ou que já concluíram e desejam prestar vestibular. Para se inscrever, é preciso entrar em contato ligando ou enviando mensagem para o telefone (94) 99101-3002.

ESTAÇÃO CONHECIMENTO

Mantida pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Marabá é um espaço que oferece atividades no contraturno escolar para crianças, jovens e famílias, buscando contribuir com ações de proteção social, educação e esporte no município de Marabá. O projeto “Educa EC” é realizado com investimentos da Vale e da empresa POSCO.

Sobre a Fundação Vale

Criada há 53 anos, a Fundação Vale busca contribuir com o desenvolvimento social nos territórios onde a Vale atua, por meio do fortalecimento de políticas públicas e da atuação conjunta com instituições parceiras, somando esforços para transformar a realidade dos públicos atendidos pelos programas. Para mais informações, acesse www.fundacaovale.org

[Ascom Vale]