O programa Linha Verde, criado pelo Disque Denúncia Sudeste do Pará, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foi lançado no dia 19 deste mês, e na primeira semana recebeu 99 denúncias sobre crimes contra o meio ambiente. Os tipos de crimes denunciados pela população foram: barulho, maus tratos contra animais, poluição do ar, queimadas, desmatamento florestal, despejo de esgoto clandestino e extração irregular de árvores.
Os núcleos habitacionais mais denunciados foram Nova Marabá, com 35 denúncias; Núcleo São Félix (8), depois Cidade Nova, com 19 denúncias, sendo sete no Bairro Da Paz, sete no Bairro Liberdade e cinco no Amapá; e a Velha Marabá, com sete denúncias no Bairro Santa Rosa.
O Linha Verde está disponível para a população realizar denúncias sobre queimadas, barulho, maus tratos contra animais, construções irregulares, caça e guarda de animais silvestres, fabricação e comercialização de cerol, linha chilena, poluição das águas e do solo, extração irregular de árvores, extração mineral irregular, desmatamento florestal, pesca irregular, dentre outros crimes relacionados ao meio ambiente no município de Marabá.
Leia mais:Para realizar as denúncias anônimas a população pode entrar em contato com a central de atendimento, através do telefone fixo e Whatsapp (94) 3312-3350, ou pelo aplicativo do Disque Denúncia Sudeste do Pará disponível para IOS e Android. (Chagas Filho, com informações do Disque Denúncia)